Yamaha Virago 250: pequena e cara.

A Yamaha Virago 250 é uma típica pocket custom, como dizem os americanos. Pode até ser uma “custom de bolso”, mas tem o custo de manutenção meio salgado para uma motocicleta pequena.

Aqui no Brasil, sua carreira foi entre 1996 e 2002, quando era importada pela Yamaha. Mas por ser um produto de boa qualidade, seu preço continua valorizado: R$ 7.670 (modelo 1996) a R$ 11.133 (modelo 2002), segundo avaliação FIPE. Mas como acontece com qualquer outro modelo com poucos exemplares e com muita procura, o preço pode chegar a R$ 15.000, dependendo do grau de originalidade do modelo. E por falar nisso, manter a originalidade de uma “Viraguinho” não é nada barato. O custo e das peças afasta muitos interessados no modelo:

1) Pneu traseiro: R$ 344,00*

2) CDI: R$ 413,00 **

3) Coletor de admissão: R$ 208,00 ***

Mas quando o custo de manutenção não afasta o “interessado desabonado”, ocorre o lado negativo da coisa: o proprietário faz a manutenção com peças “genéricas” e gambiarras, o que faz com que algumas Virago 250 sejam encontradas com preços abaixo da tabela. Na hora de comprar uma, lembre-se: não existe Virago boa e barata. E uma pecinha muito importante deve ser substituida assim que possível: as engrenagens da bomda de óleo, que são peças plásticas que garantem o funcionamento eficiente da bomba e a correta lubrificação do motor. Se estas engrenagens (custam cerca de R$ 55,00 nas concessionária) estiverem muito desgastadas, a bomba pode não falhar e fundir o motor e seu bolso também. Outra peça que parece ser o tendão de aquiles da Viraguinho é o CDI que costuma dar problemas. E não tem pra onde correr: peças de reposição periódica como filtros de ar e óleo, velas e kits de relação até são encontrados em lojas independentes, mas peças mais específicas como pistões, anéis de vedação e peças de acabamento são na maioria encontradas apenas na concessionária e sob encomenda.

Falando em custos, dá a impressão de que a Virago é uma motoquinha proibitiva, mas mas vale lembrar que ela é muito robusta e confiável e que quando a manutenção preventiva é feita no período e da forma correta, a manutenção corretiva é muito rara de acontecer nesta moto. Uma regra que não falha nunca: a manutenção corretiva (exemplo: troca de óleo e filtros) é muito mais barata e simples do que uma manutenção corretiva (motor fundido por falta de óleo).

Resumindo o papo até aqui: a Virago tem manutenção cara para uma 250 cc, mas por outro lado é muito robusta e confiável.

O lado bom da história é o design bonito, a leveza e agilidade no transito e o consumo de combustivel entre 24  e 28 km/l. Como é bastante compacta, pilotos acima de 1,75 m podem se sentir um pouco apertados na moto, mas nada que um comando avançado não resolva. Como qualquer custom, a Virago pode ser altamente customizada em vários estilos:

Outro ponto a favor é o fato de ser bem menos visada pelos gatunos em comparação a streets, esportivas e trails, mas mesmo assim é bom ter um certo cuidado, pois uma Virago em ótimas condições pode ser atraente ao “amigo do alheio”.

Ainda não se sabe porque um produto tão bom quanto a XV 250 Virago deixou de ser comercializado no Brasil, pois nos Estados Unidos e em alguns outros mercados externos ela segue firme e forte sob o nome de V-Star 250 por US$ 4.090,00. O que significa que peças de reposição podem ser importadas sem problemas, já que a lei brasileira exige que o fabricante ou importador forneça peças de reposição por um prazo de dez anos após o encerramento da fabricação ou importação de determinado modelo, o que no caso da Virago, expira em 2012.

Para viajar, o proprietários dizem que é confortável, macia e mantém velocidade de cruzeiro em 100 km/h mesmo com garupa. O tanque de combustível de 9,5 litros (2,5 litros são de reserva) e garante autonomia aproximada de 260 km o que em viagens normais não dá problemas, já que o indicado é parar a cada 150 km  para descanso. Mas numa viagem para lugares onde postos de combustível são escassos durante o trajeto, isto pode ser um problema. O banco do garupa, é do tipo “banco-da-sogra”: só serve para ir de um bairro ao outro…para viagens mais longas, um modelo mais largo deve ser providenciado, a não ser que o carona seja a sogra. O painel se resume a um velocímetro analógico com hodômetro e luzes-espia, como nas customs de verdade.

Conclusão: se a Virago não fosse tão boa, seu preço não continuaria tão valorizado depois de tanto tempo fora do mercado. Sua mecânica é muitíssimo robusta e praticamente não dá defeitos, mas em caso de relaxo, a conta pode sair cara.

Confira a ficha técnica da Yamaha Virago 250 no Leico Fichas Técnicas 

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FONTES

http://www.ciashop.com.br/paulinhomotos/interface/product.asp?template_id=71&old_template_id=&partner_id=2&utm_source=WWW.PAULINHOMOTOS.COM.BR&departamento=PIRELLI&produto=PNEU+PIRELLI+VIRAGO+250+%2F+V-BLADE+TRASEIRO+130%2F90-15+MT66+-+66S+TT&dept_id=2119770&pf_id=MT661309015

**http://www.kiwimotos.com.br/prodvar.aspx?cp=90271410&np=cdi-yamaha-virago-250-cc

*** http://www.cityparts.com.br/int/produtos.aspx?secao=2&categoria=5&subcategoria=246&produto=1994

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51 Responses to Yamaha Virago 250: pequena e cara.

  1. eliozéas almeida disse:

    Realmente a virago é excelente. Quando era fabricada eu nunca me interessei por ela, contudo resolvi comprar uma moto custom pequena e fui em busca de uma. Encontrei uma raridade com 10 anos de uso e 13.000 km rodados, aspecto de zero, o dono gostava mais dela do que da família (kkkkk). Fiz revisão geral e o valor das peças assemelham ao da shadow que eu possuia. Troquei pneus e câmaras ( o city demon da pirelli, com câmaras, sai em conta, cerca de R$ 400,00 reais o par). Em suma, imagino estar com uma relíquia por custo total de 11.000 reais, praticamente o valor de uma fazer 2011. Contudo prazer não se dimensiona o preço: sou um viragueiro feliz com meu brinqudo.

  2. neulimar lima disse:

    quanto custa enviar uma moto virago 250 p manaus

    • Levi's disse:

      Olá, Neulimar !

      Meu primo foi morar em Fortaleza e mandou o Fusca 68 dele de Sâo Paulo para lá via transportadora por R$ 650,00. Como a distância é quase a mesma, creio que seja mais ou menos o mesmo valor. Mas para ter mais certeza, entre em contato com alguma transportadora que eles te informam com mais precisão.

      Abraço.

  3. ROGERIO disse:

    Gostei do post, tenho uma cg150 e viajei muito com ela, pensava em comprar uma virago, mas tinha duvidas, agora ja melhorou com essas informações, valeu.

  4. Will disse:

    quantos km que troca as engrenagens da bomba de oléo

    • Levi's disse:

      Depende muito da manutenção feita na motocicleta, pois o desgaste delas é influenciado pela qualidade do óleo utilizado e pela frequência das trocas. Mas pode variar entre 50 e 70 mil kilômetros.

    • gulu disse:

      só colocar cebolinha de oleo do fusca no parafuso ladão do lado da cmisa

  5. Anthony Ward Blakeney disse:

    Eu não arriscaria 70 mil não, troquei as engrenagens da da minha com 50 mil e estavam no final mesmo. Não corra o risco troque logo sao baratas, 80 reais as duas ,e aproveite e instale uma luz de alerta no painel , caso haja falha na bomba , assim você não perde o motor. .

  6. Expedito Soares da Silva disse:

    Caro amigo, quero saber se para trocar as engrenagens da bomba de oleo, é preciso abrir o motor da minha virago ou a troca e simples e rapida?

  7. Daniel Paiva disse:

    Por uma moto desta para trbalhar deve ser um problema né? E qual a velocidade final dela na estrada sozinho em linha reta sem vento?? Alguém pode dizer?

    • Levi's disse:

      Se você se refere a ir e voltar ao trabalho com ela todos os dias, não é problema não. Ela é econômica e ágil na cidade. Mas também não é moto para colocar um baú na traseira e bancar o motoboy o dia inteiro, pois a manutenção vai ficar cara.

      Na estrada ela vai a 100 km/h só piloto e 90 km/h com garupa em velocidades de cruzeiro. Pode parecer pouco, mas se você levar em consideração a velocidade máxima permitida no Brasil (120 km/h) e que uma moto custom não foi projetada para quem tem pressa, ela é perfeita. Dizem que o consumo na estrada nestas velocidades citadas acima ficam entre 30 km/l e 25 km/l, respectivamente.

      • diohny disse:

        Levi[s – A Virago chega a 135km/h, eu fazia velocidade cruzeiro entre 100 e 120km/h, isso com reta e subida sem força o motor.

      • alexandre disse:

        Meu amigo, viajei bastante com a minha Viraguinho. Eu fazia 110, 130 Km/h tranquilo. Minha motinha faz 34Km/l na cidade, mas ando, no trânsito, somente a 90 Km.

      • TONY CASTROX disse:

        caro amigo tenho motos desde os 14 anos, e estou com 50, tive duas Viragos, e elas conseguem at 155km de final no plano. Foram talvez as duas melhores motos que tive (e já tive até uma midnight 950 – muito dispendiosa, mas confortavel).SE AQUI NESTA TERRA QUE ATÉ O DIABO ESQUECEU, PEDIR A VOLTA DA VIRAGO É BATER COM A CARA NO MURO DA YAMAHA, ELES SÓ PERDERAM DINHEIRO COM ELAS, NAO DÁ MANUTENÇAO NUNCA.cONHECI UM CARA QUE TINHA UMA VIRAGO COM 150 MIL KMS E NAO TINHA FEITO PRATICAMENTE NADA. A MINHA DEU PROBLEMA DE BATERIA POR FICAR MUITO TEMPO PARADA, EU ESTAVA DOENTE. ESPEREMOS A VLTA DESTA PEQUENA NOTAVEL E… UM ABRAÇO
        CASTROX@YMAIL.COM

      • Levi's disse:

        Ela é tão boa que ainda está firme e forte nos EUA como V-Star. E agora com a crise que els andam tendo por lá, as “pocket custom” com a Viraguinho vão ter uma vida ainda mais longa (por lá). Mas as chances dela voltar, são tão improváveis quanto a Suzuki trazer a TU-250 no lugar da Intruder 250.

  8. lucia de fatima siller disse:

    comprei minha virago 250 a duas semanas estou maravilhada era um desejo acho confortavel e estilosa acho q conbina comigo .acho, q pari minha virago, de tao apaixonada q estou kkkk vou conhecendo meu bebe aos poucos.estou muito feliz acho q fiz um bom negocio

    • Levi's disse:

      Fez mesmo Lucia. A Virago é uma moto tão boa que o preço dela praticamente não desvaloriza. O valor de uma ano 2000 é o mesmo que o valor de uma Lander 2010, por exemplo. Muito bem construída e com ótimo acabamento. Conheço muita gente que comprou um modelo maior, mas não se desfez da Viraguinho. Abraço e muito kilômetros de alegria com sua moto.

      • lucia de fatima siller disse:

        obrigada,terei com certeza muitos kilômetros de alegria era um desejo so consegui realizar graças a pessoa muito especial o meu 2 hoje namorido que permitiu, me presentiando estou adorando ele nao pilota mais vou tentando quem sabe ele perde o medo .enquanto isso vou usufruindo da minha da minha virgo com muito carinho.um abraço.

  9. Will disse:

    Tenho a Virago XV250 ano 2000 e faz 3 anos que estou com a moto, faço manutenção periódica, estou muito satisfeito, pois é uma moto muito confiável, motor forte e cromados resistentes, confortável e não dá problema e se precisar existe muitas pecas de outras motos que são bem mais em conta. A melhor da categoria.
    É leve o que torna fácil a pilotagem na cidade. Muito agradável na estrada desde que a velocidade de cruzeiro não ultrapasse os 110km/h. Enfim, o estilo impressiona e a pilotagem, em qualquer circunstância, é prazerosa.

  10. ARISTIDES TORRES disse:

    COMPREI UMA PARA VIAJAR DE PORTO ALEGRE P/ A ARGENTINA EM FÉRIAS, PERFEITO, DOIS AMIGOS Q ESTAVAM EM TWISTER PEDIAM ARREGO E IAM NELA QUANDO CANSADOS.É LINDA, EM ESTILO E BLZ, SÓ TROCO POR UMA HARLEY E NÃO VENDO A ESTRANHOS, QUERO Q FIQUE EM FAMILIA PARA PODER NAMORAR DE VEZ EM QUANDO.

  11. alessandro disse:

    sabem dizer quanto gasta para fazer o motor da virago? vi uma linda para comprar, mas está fumando um pouco, com apenas 34 mil rodados, achei estranho!

    • Levi's disse:

      Amigo Alessandro,

      Nem sempre fumaça saindo do escapamento significa motor cansado. Motores que ficam muito tempo parado tem os anéis dos cilindros ressecados, o que causa saída de fumaça branca logo após a partida, mas que some conforme o motor esquenta. Neste caso o problema é simples de se resolver trocando os anéis de vedação, o que não é caro. Mas se a fumaça for azulada e acontecer mesmo com o motor quente, é provável o motor precise de retifica. Como a moto só tem 34 mil quilômetros, a primeira opção é a mais provável. Leve um bom mecânico para avaliá-la e se estiver boia, não perca a oportunidade, compre!!!

  12. Valéria disse:

    Qual o valor de uma virago 2002? Alguém sabe de alguma em excelente condição para compra? Obrigada, Valéria.

    • Levi's disse:

      Bom dia, Valéria

      Segundo a FIPE, a cotação para uma Virago 2002 é de R$ 10.700. Logicamente este preço pode variar para mais ou para menos. E um bom lugar para você pesquisar é o site http://webmotors.com.br que mostra o preço pedido pelo vendedor e o preço médio de mercado.

      Antes de comprar, lembre-se de que uma motocicleta com baixa quilometragem, mas que ficou encostada por muito tempo, pode requerer uma boa revisão e a troca de muitas peças antes de ser utilizada.

      Abraço e boa sorte!

      • Valéria disse:

        Obrigada Levi’s.
        Vou pesquisar no site que indicou.

        Valéria.

  13. Adão warley viana disse:

    Boa tarde a todos !!!

    Estou com problema de motor de arranque na minha viraguinho, alguém sabe se posso usar de outra moto com o valor mais em conta ?

    Valeu!!

  14. Daniel disse:

    Boa noite galera, o ebay.com é um exelente lugar para comprar peças de virago, precisei de um carburador novo e consegui lá por 80 dolares. tem quase tudo por lá, só não pode ter pressa, pq leva em m´dia 50 dias para chegar

  15. Rogério A.F.Machado disse:

    Oi galera!
    Tenho a minha também ano 2000. É só prazer e comprei com 25.000Km. Moro em Joinville e viajo no Verão com ela para a Enseada. Não me arrependo de a ter comprado. Sou pesado, 120Kg e alto1,81m e comigo a minha dá fácil 130Km/h na estrada.
    Por onde passo todo mundo dá aquela olhadinha… não que isso me interesse, pois não foi por isso que a comprei, mas pelo estilo e charme desta moto.

  16. rubeche disse:

    Olá gostaria de parabenizar pelo site ,exelente mesmo!Já gostava da virago agora tenho certeza que comprarei em breve.

  17. Marco Dal molin disse:

    Acabei de comprar uma Virago 250 ano 1997 com 25.500km! Um achado! Está toda original e os cromados brilhando. Estou muito feliz com a compra. Deixei ela no meu mecânico para revisão, pego amanhã e no final de semana é só alegria!

    • juliano disse:

      Sou fascinado por uma viraguinho, estou namorando essa moto a muito tempo, creio que nao irá demorar para adquirir uma, pois pretendo fazer uma viagem pelo Brasil em breve a bordo de uma.
      Gostaria de saber qual é o valor do emplacamento completo de uma viraguinho? e onde devo procurar para encontrar uma viraguinho em bom estado, original e com baixa quilometragem?

      • moiseshonoriodelira disse:

        tenho uma para vender com 30.000 km. rodado muito linda. cor grená, escapamento esportivo,toda original.

      • Valéria disse:

        Me interessei pela moto do Moises. Que ano é e quanto está pedindo? Você mora em qual estado?

  18. Valéria disse:

    Gostaria de saber a opiniao de todos sobre comprar uma virago 250 ano 1998, em ótimo estado, no entanto com 64000 km rodados… Conheço as duas últimas donas, e também levarei para o mecânico de minha confiança avaliar.

    O valor pedido é R$ 8.800,00. Está dentro do valor de mercado?

    • Levi's disse:

      Boa tarde, Valéria!

      A Virago 250 é uma moto muito conceituada em sua categoria, prova disso é seu preço que quase não desvaloriza. A FIPE cota o modelo 1998 em R$ 8.020,00.

      Quanto à quilometragem, isto é muito relativo, pois é muito melhor comprar uma moto com 64.000 km bem rodados, do que comprar uma que tenha rodado apenas 8.000 km com negligência. Se você conhece as antigas proprietárias e sabe que são pessoas zelosas, não tenha dúvida e compre. Só para efeito de exemplo, já li um relato de um rapaz que comprou uma CB 450 de 1994 com apenas 10.000 km comprovadamente originais. Mas teve uma despesa enorme, pois teve que trocar várias peças de motor e câmbio que haviam se estragado por ter ficado tanto tempo sem rodar. Outro caso foi de um integrante do grupo Highlanders que conseguiu “explodir” o motor de uma Lander com apenas 7.000 km.

      Boa sorte e muitos km de alegria!

  19. Ricardo Cardoso disse:

    Boa tarde amigo Levy.

    Ótimas as dicas postadas aqui.

    Adquiri uma Virago 250 Grená. Muito bonita a moto. Interessei-me nela pela sua conservação e com apenas KM 42 mil rodados. No entanto, hoje ao pegar chuva tratei de lavá-la com o motor ligado e afogado para não grudar sujeira nos cilindros e nas partes cromadas. Mas houve uma surpresa pelo fato: Começou a sair fumaça do escapamento e não para! Mesmo acelerando para o motor esquentar a maldita fumaça sai mais intensa. É um tipo de fumaça igual a de carro à álcool, aquelas que some rápido no ar.
    Amigo, sabe me responder o que houve, o que devo fazer?

    Valew

    Ricardo.

  20. geraldo disse:

    comprei uma 2002 vinho e é só alegria

  21. Rogério Silva disse:

    Bom Dia pessoal….a poucos dias comprei uma virago 250, troquei em uma twister e voltei ainda uma grana… más para quem estava receioso,, adimito..a moto é tudo de bom…está apenas com 10 mil km.. toda original, de ponta a ponta.. e vou falar uma coisa; me supriendeu em todos os quisitos..uhuuuu.. estrada me aguarde!!!

  22. Rafael disse:

    Realmente é uma moto show. Estou vendendo a minha, se alguem interessar:
    http://www.moto.com.br/anunciosv2/anuncio/moto_yamaha_virago_xv_250-588932.html

  23. rodrigo correia disse:

    e tem outra coisa muitíssimo positiva em relação as motocicletas estilo CUSTOM…o baixíssimo numero de acidentes envolvendo elas…sou bombeiro e atendemos diariamente inúmeros acidentes envolvendo motociclistas, mas em 15 anos de profissão nunca atendi um acidente envolvendo este tipo de motocicleta (CUSTOM)…
    Estou a um bom tempo namorando uma para comprar, e assim que der com certeza comprarei…mas como acabei de fazer o financiamento da minha casa agora…tenho que esperar um pouco….

  24. joao bosco disse:

    oi amigos, sou viragueiro de coração tenha a minha perola nega, a 4 anos, ta tive varias motos mas com certeza comprarei outras motos mas a viraguinho ficara pra meus netos, e uma belíssima moto de custo barato e estilosa, gosto da virago se voltassem a fazer compraria uma com certeza. abraços

  25. Ariel disse:

    Levy,comprei uma virago 250 mes passado e fiz aquela vistoría cautelar de procedência de veículos.A cor dela no documento é prata,mas ela é cinza(metálico) com as laterais do tanque em preto.A vistoría deu como “nada consta”.Quero saber se realmente existe essa cor de virago ou ela deveria ser prata mesmo?Eu e minha mulher estamos adorando,mas estou com essa dúvida.

    • Levi's disse:

      Boa tarde, Ariel!

      Primeiramente parabéns pela moto. A Virago é um das melhores opções em se tratando de custom de baixa cilindrada. E a cor da sua prata e preto, é original de fábrica dos modelos 2001/2002. O documento se refere sempre à cor predominante e nunca a detalhes de outra cor.

      Abraço e muitos km de felicidade com a moto.

  26. waldir b silva disse:

    acabei de comprar a minha viraguinho hoje 2001 10.500 reais com 18 mil rodados esta lindinha, vou rodar o brasil. sera que fiz bom negocio

  27. Inácio disse:

    Pessoal, comprei a minha virago 250cc ano 97 de um rapaz aqui de porto alegre -rs Cara ainda não tenho carteira,mas, ando em meu bairro, sonhando a hora que poderei pegar uma estrada, ela é de mais, o ronco, os cromados , a sensação de liberdade, é demais só alegria.
    viva os viragueiros.

  28. Mauro disse:

    Peca de reposicao/dica: aneis de vedacao dos escapamentos, podem ser utilizados os da biz’, crypton, web’ etc

  29. juliano neves disse:

    obrigado a todos pois comprei uma virago 97 e nao sabia nada,nem eu e quem me vendeu pois paguei 6500 e levei no mecanico pra perguntar sobre a moto e ele me respondeu o seguinte:quer 2000 de lucro entao acho que fiz um bom negocio.obrigado a todos espero que nos encontremos pelas estradas abraços

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