Jolly Roger, a bandeira pirata

O nome

Jolly Roger é o termo usado para as tipicas bandeiras piratas. Como tudo o que tem a ver com as origens da pirataria, onde e quando surgiu a primeira Jolly Roger é um mistério. Uma das teorias indica que o termo Jolly Roger veio da expressão francesa jolie rouge, que significa “vermelho bonito”, pois alguns defendem a idéia de que as primeiras bandeiras piratas eram vermelhas. A segunda teoria diz que o nome vem de um grupo de piratas asiáticos, denominados Ali Raja. E a terceira teoria interpreta Roger como uma variante de rogue, ou seja vagabundo vadio. O nome composto Jolly Roger talvez tivesse a intenção de significar Old Roger, um termo inglês usado como um apelido do diabo. A partir daí o nome teria sido “afrancesado” para Jolie Rouge (vermelho bonito em português).

Origens

Alguns estudiosos acreditam que o uso da bandeira pirata tenha surgido do costume de hastear uma bandeira preta no mastro de navios que vinham com doenças em seu interior. Outra versão descreve uma bandeira preta com uma cruz branca, nenhuma teoria é comprovada.

A intensão das Jolly Rogers içadas no mastro de um navio pirata era sempre intimidar suas vítimas, como um sinal de que nenhuma misericórdia seria dada casou houvesse resistência ao ataque pirata. A lenda diz que as primeiras versões era uma bandeira negra com o desenho de um homem de corpo inteiro segurando uma ampulheta numa mão e com um arpão transpassando um coração na outra. Isto significava que o tempo para a vítima decidir entre lutar e se render havia acabado, e que se escolhesse lutar, encontraria a morte certa. A versão mais conhecida deste desenho teria sido usada pelo pirata John Quelch. Já a clássica figura com um crânio e dois ossos cruzados abaixo teria sido usado primeiramente por exércitos europeus por volta de 1600, e só apenas em 1700 usado numa bandeira.

Mas na maior parte do tempo, os navios piratas utilizavam uma bandeira nacional ou estrangeira içada no mastro, como forma de atrair navios amigos da mesma nacionalidade. Na verdade, era um blefe, pois quando o navio alvo chegava perto, a bandeira nacional era recolhida e uma Jolly Roger era içada para que a embarcação abordada soubesse que estava perdida e que não deveriam esperar nenhuma misericórdia dos bandidos.

A Jolly Rogers mais famosas


1 – Henry Morgan era um corsário a serviço do Rei Charles, por isso utilizava a union jack  a bandeira nacional do  Reino Unido.

2 – Também conhecido como Long Ben ou Benjamin Bridgeman, ficou famoso por usar uma caveira com ossos cruzados antes de qualquer coisa. Inicialmente usava uma versão vermelha com uma caveira de perfil e ossos cruzados logo abaixo, depois esta mesma bandeira passou a ser negra.

3 – Worley também utilizou caveira e ossos, mas sua Jolly Roger tinha uma caveira de frente sobreposta aos ossos cruzados.

4 – A Jolly Roger do corsário John Quelch não mostra uma caveira, mas um corpo inteiro segurando uma ampulheta e um arpão trespassando um coração. Foi utilizada também por Barba Negra e Bartholomew Roberts.

5 – Talvez a mais pop entre as bandeiras pirata seja esta versão de England com a tradicional caveira com ossos cruzados abaixo.

6 – A versão do pirata Rackham substitui os osso por espadas para reforçar a idéia de “guerra”.

7 – O Bonnet era um corsário e sua bandeira era composta com um único osso logo abaixo, na horizontal; do lado direito havia uma adaga e do esquerdo, um coração. O significado mais aceito é que a caveira dizia que ele era um pirata e o osso é o balanço de a vida (o coração) e a morte (a adaga).

8 – O mais popular entre os piratas utilizava uma versão semelhante à de Quelch, mas aqui a figura ostenta chifres (o que significaria o diabo), a ampulheta, o arpão e  o coração.

9 – A bandeira de Ned Low com um esqueleto vermelho sobre fundo negro trazia terror às suas vítimas já que era conhecido por ser sanguinário e por não poupar a vida de quem era atacado por ele.

10 – O francês Wynne utilizava uma Jolly Roger com a caveira e ossos cruzados, mas com a ampulheta logo abaixo. Esta versão também é tida como a primeira bandeira pirata.

11 – Bartholomew Roberts, mais conhecido como  Black Bart utilizava várias Jolly Rogers, a mais conhecida é esta versão com um pirata sobre dois crânio com as inscrições ABH e AMH. Acredita-se que as siglas signifiquem A Barbados Head (uma cabeça de Barbados) e AMH A Martinique’s Head (uma cabeça de Martinica), Bart odiava os governadores destas duas ilhas e servia como aviso para qualquer um oriundo destas ilhas.

12 – Esta outra bandeira de Bart mostrava um pirata fazendo um brinde com a figura da morte.

13 – A versão de Thomas Tew é a mais peculiar por não mostrar caveiras e ossos, apenas um braço segurando uma adaga ou cimitarra.

Ainda que o objectivo original da bandeira pirata seja desconhecido, pensa-se que pode ter sido para provocar o medo às vítimas e motivar a uma rendição rápida. O simples vislumbramento da bandeira branca e preta provocava horror nas vítimas; contudo, a bandeira preta não era tão temida quanto a vermelha, pois esta bandeira queria dizer que não iria existir misericórdia durante a batalha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s