Quem foi o Bluetooth

Harald Bluetooth

No século 21, bluetooth é conhecido como a famosa rede wireless para conectar dispositivos eletrônicos portáteis como celulares e notebooks. Mas porque o bluetooth se chama bluetooth?

Voltando ao ano de 958, Harald I da Dinamarca  (ou Harald Dente-Azul) era filho do rei Gorm, o velho, senhor da Jutlândia, e de Thyra. Faleceu combatendo uma rebelião liderada por seu filho Svend, após reinar como rei da Dinamarca a partir de 958 e como rei da Noruega durante dez anos.

Origem do apelido

Blåtand significa literalmente “dente azul”, em Dinamarquês. Porém, certos estudiosos afirmam que é provável que o cognome tenha tido origem em duas palavras dinamarquesas um pouco distintas. Blå terá significado “homem de tez escura”, enquanto que tan terá significado “homem notável”. Assim explicado, o cognome original poderia ter significado “homem notável de tez escura”. Com o tempo, o significado original teria sido substituído pelo significado fonético moderno, “dente azul”.

Todavia, a crença popular indica que o monarca possuía realmente uma cor azulada nos seus dentes, que terá dado origem ao seu apelido.

A tecnologia “dente azul”

A tecnologia Bluetooth (dente azul, em Inglês), destinada à comunicação sem fios entre computadores e outros dispositivos portáteis, recebeu o seu nome a partir do rei Haroldo Dente-Azul. O logotipo sugere este fato através da utilização das letras rúnicas que correspondem às suas iniciais, H e B. O nome foi escolhido em virtude do monarca representar a unificação da Dinamarca, algo que a nova tecnologia também pretende realizar com o mundo dos dispositivos móveis.

A empresa sueca de telecomunicações Ericsson, dinamizadora da tecnologia Bluetooth, erigiu uma nova pedra em homenagem a Haroldo Dente-Azul, em 1999, em frente à sua sede, em Lund.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s