Moto: para manter o sonho

Encontre um equilibrio entre: preço, cotação de seguros, valor das peças e formas de pagamento!

Comprar uma motocicleta no Brasil não é das tarefas mais fáceis com tantos impostos, taxas e juros. Mas mantê-la, pode ser uma tarefa ainda mais árdua, já que os preços de motopeças são abusivas e os altos indices de roubo jogam os preços do seguro lá em cima.

Por isso, na hora de partir para um modelo maior, é necessário fazer um estudo financeiro antes, já que existem certas “armadilhas” que podem enganar na hora de adquirir e manter um “sonho” de maior cilindrada. Portanto vejamos algumas “ilusões de ótica” que podemos encontrar na hora da compra e manutenção:

CESTA DE PEÇAS

Considerando peças de reposição¹, é mais barato manter uma Suzuki Bandit 1250N do que uma Bandit 650N, por exemplo. Ou pior: o valor da cesta de peças de uma Harley-Davidson Dyna Super Glide 1600 custa quase a metade da cesta de peças de uma Yamaha Midnight Star 900. E a cesta da Hornet 600 é R$500,00 mais barata do que de uma Yamaha XT660R. Neste quesito, a boa surpresa veio da Honda coma Shadow 750 que tem uma cesta custando R$4.116,00 (a mais barata entre todos os modelos) e o lado negativo, foi a Yamaha Midnight Star 900 que tem a cesta mais cara por R$10.916,00!!! Com um único pneu custando R$1.507,00

OPÇÕES DE PAGAMENTO

À vista ou à prazo? Convenhamos que poucas pessoas têm o privilégio de comprar uma motocicleta entre R$25 e  R$34 mil principalmente pagando à vista. Nesta hora é bom fazer uma boa análise das opções para não entrar num barco furado. Comprar uma Kasinski Mirage 650 (R$26,5 mil) pode ser vantagem apenas se o pagamento for a vista, pois a taxa de juros praticada pela marca faz com que suas parcelas (48x) alcancem o valor de R$  1.001  o mesmo valor das parcelas de uma Suzuki GSX 650F que custa R$31 mil reais. Agora comparemos duas motocicletas de valores identicos: Honda CB 600F Hornet e Suzuki Bandit 1250N. Ambas custam R$32,5 mil, mas o financiamento da Honda é mais caro 48x de R$ 1.095,00 contra 48x de R$971,00 da Bandit que tem o dobro de motor. E também, é interessante pesquisar em várias concessionárias, pois algumas têm melhores preços a vista e outras oferecem melhores planos de financiamento. No caso da Suzuki como exemplo, a Moto&Cia oferece melhores preços a vista e a Freelane as parcelas mais baixas.

SEGURO

Um dos quesitos que mais preocupam os candidatos a proprietários de motos médias. Afinal, em alguns casos o valor do seguro anual, pode chegar a 25% do valor total da moto, ou seja, em quatro anos, o individuo já pagou outra moto. E é fato: seguros de modelos Honda é proibitivo. Harley-Davidson e BMW têm os menores valores para seguro. E tudo depende também da categoria da moto, pois o valor do seguro de uma Suzuki DL650 V-Strom pode custar ‘apenas’ R$1,5 mil enquanto o seguro de uma Hornet 600 chega a estonteantes R$8,6 mil, lembrando que ambas custam R$32,5 mil.

Conclusão: A Honda oferece manutenção de peças mais baratas do que similares de outras marcas, mas peca no valor do seguro. A Harley-Davidson cobra caro nas revisões, mas ganha da concorrência no valor do seguro. A motos da Suzuki apresentam seguro caro,  e peças de reposição mais caras ainda. A Yamaha oferece bons preços de aquisição, mas desconta na manutenção (Midnight Star) e no seguro (XT660R). A Kasinski é interessante para quem vai pagar à vista, pois no financiamento saem mais onerosas do que concorrentes mais caras.

VEJA TABELA COMPLETA COM VALORES DE SEGUROS, PREÇO DE 13 PEÇAS E MELHORES PLANOS PARA 17 MODELOS

Leia também:   Para Manter o Sonho (parte 2) , que mostra a desvalorização, valor do seguro e de peças de motocicletas de 125 cc a 1.500 cc !!!

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¹Cesta de peças que  inclui o valor da primeira revisão, retrovisor esquerdo, pedal de cambio, pedaleira esquerda, manete de embreagem, guidão, pisca dianteiro esquerdo, pisca traseiro esquerdo, tampa do motor (esquerda), tanque de combustivel, pneu dianteiro, pneu traseiro, corrente, coroa e pinhão, filtro de ar.
Fonte: Revista Duas Rodas, nº415, abril de 2010. Editora Sisal

17 comentários

  1. soueu · abril 14, 2010

    Estive aqui e gostei do que li.

  2. Matusa · abril 14, 2010

    Muito bem explicado.Meu sonho é mais fácil, uma 250cc está de bom tamanho.

    • Levi's · abril 14, 2010

      O meu por enquanto também é uma 250cc. Acho que é a cilindrada mais racional para ser usada no dia-a-dia e também em viagens. Estou estudando meu upgrade entre Kasinski Comet GT 250, Mirage GV 250, Yamaha Fazer 250 ou Lander.

      • Waldemar · março 5, 2012

        Vá de Lander……

  3. soueu · abril 14, 2010

    Disse tudo: As 250 são mais racionais… Mas a gente é que não é (rsrsrs)

  4. MANDRUVADOIDAO · abril 15, 2010

    Muito esclarecedor. Parabéns. Mostra que é uma pessoa de visão e pensa no bem alheio. O que tenho a mais para lhe é: MUITO OBRIGADO.

  5. Poeta · abril 16, 2010

    Parabéns! Agindo assim vc demonstra o tipo de pessoa que é!
    Como o Mandruvá, falou, vc pensa no bem alheio, isso é coisa rar hoje em dia!

    Obrigado!
    Ótimas informações, as que vc nos forneceu!

  6. RobLeo · abril 17, 2010

    Que bacana leviking…!!! Somos exatamente essa ambiguidade: razão e emoção!!!

    Essa sua página entrou nos favoritos do meu notebook.

    A racionalidade $$$ me fez escolher por uma Mirage 250, como os irmãos tb escreveram…!!! Devo estar com ela logo, logo…

    Como o soueu disse: as 250 são mais racionais…a gente é que não é…KKKKKKKKKKKKK

    Grande abraço e parabéns mais uma vez.

    • Levi's · abril 18, 2010

      Estou pesquisando para fazer um upgrade de moto, e se fosse fazer isso hoje, também escolheria uma Mirage 250: é econômica e vai bem tanto na cidade quanto na estrada.

  7. Edgard · abril 19, 2010

    Muito bom meu amigo. Tenho uma Shadow 750 e uma Mirage 250cc desde 2006 e posso salientar que a MIrage é uma excelente moto mesmo. Trata-se de uma vencedora. rsrsrsrs
    Abraços

  8. Douglas 00 · maio 4, 2010

    Belo post!

    Seria legal fazer esse levantamento com motos menores, até 250cc

  9. americo ney · agosto 27, 2010

    este levantamento também é feito pelas revistas especializadas, mas vc foi além viu vários modelos e marcas, seria legal fazer co as 250cc e as 150/125cc. valeu levi’s

    • Levi's · agosto 27, 2010

      Americo, estas informações são retiradas exatamente de publicações especializadas, conforme descrito no final da matéria. Recentemente postei uma pesquisa parecida com esta onde inclui os valores de motocicletas de todos os tipo, incluindo algumas 125cc, 150cc e 250cc também: https://bistury.wordpress.com/2010/08/15/mantendo-a-motoca/

  10. JDPrincess · abril 2, 2011

    Gostaria de tirar uma dúvida. Quando você diz que o seguro custa (ex.: Mirage 650cc) R$2.250,00, quer dizer que é por mês, de 3 em 3 meses… ou por ano mesmo? Se for por mês, meu coração estará despedaçado, pois, provavelmente ano que vem terei o $$money$$ para comprar a 650cc e não recebo esse valor todo. Vai meu salário e mais.

    • Levi's · abril 3, 2011

      Olá JDPrincess, os valores se referem ao seguro anual de cada modelo. E valem lembrar que a maioria das publicações como sites, blogs e revistas especializadas quando se referem ao valor de seguro, citam o valor anual. O que geralmente pode ocorrer, é a seguradora parcelar o valor do seguro em até 10x. No caso do exemplo que você citou, R$ 2.250,00 seria o valor a vista do seguro ou parcelado em 10x de R$ 225,00…mas este parcelamento varia de acordo com cada seguradora.

  11. Pedro Henrique · abril 12, 2011

    Muito legal. Muito obrigado pelas informações.

  12. Rodrigo · maio 21, 2014

    Ótima avaliação, deveria produzir uma atualizada ! =)

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