Os benefícios da solidão

Contemplando a solidão

A solidão também faz bem

Quando se fala em solidão logo vem à cabeça das pessoas pensamentos de relacionados com depressão, melancolia, desesperança, etc. Mas isto porque somos condicionados a viver em grupos, em constante comunicação com os o mundo e aprendemos que a solidão é algo ruim, negativo. Faça um teste: vá ao Google e digite “solidão” na busca por imagens, e logo a tela de seu computador se encherá com imagens melancólicas e tristes.

Mas não é bem assim. Desde os tempos mais remotos, os monges e sábios de todo tipo buscavam na solidão seu momento de instropecção, de auto-conhecimento. E para isso, se refugiavam no alto das montanhas ou na vastidão do deserto para refletirem sobre o mundo, a vida e sobre si mesmos.

São nos momentos de solidão que as pessoas tem tempo de elaborarem suas próprias opiniões, idéias e conceitos  sobre seu mundo e sua vida.  Mas nos dias de hoje com as cidades cada vez mais populosas e com os meios de comunicação cada vez mais sofisticados (Twitter, Google, Orkut, Flickr, etc.) as pessoas passam cada vez menos tempo  sozinhas e o lado ruim disto e que  são sempre influenciadas pelo “grupo”. O bombardeamento constante de informações a que uma pessoa é submetida, pode distorcer cada vez mais sua percepção do mundo e sua capacidade de elaborar idéias próprias, afinal, o “grupo” está sempre ao seu lado com idéias prontas.

Por isso um individuo que vive constantemente em contato com seu grupo de amigos é mais influenciável e menos criativo do que aquele que dedica algumas horas de sua folga sentado num parque contemplando a paisagem e refletindo sobre si mesmo, por exemplo.

É claro que tudo deve ser usado em equilíbrio. Afinal, um total isolamento e a falta de contato e troca de idéias com outras pessoas não é nada saudável. E ninguém deve se tornar um monge budista para aprimorar seus pensamentos, basta dedicar algumas horas do seu dia para seus próprios pensamentos, sem a interferência de ninguém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s