Cronologia da CB 400/450

A linha CB 400/450 durou 14 anos no mercado nacional, passou de motocicleta dos sonhos a item brega, mas de qualquer forma se tornou uma clássica e ainda hoje é objeto de desejo de muitos motociclistas. Conheça as várias versões deste best-seller nacional ao longo do tempo.

Em junho de 1980 é lançada a CB 400 (mais japonesa do que nacional, apenas 15% de seu valor era correspondente a peças nacionais). Com tanque de 17 litros, motor refrigerado a ar de 2 cilindros paralelos de 400 cc, 3 válvulas por cilindro que gerava 40 cv a 9.500 rpm e torque de 3,2 kgmf a 8.000 rpm.

Já em outubro de 1981 estava disponível a CB 400 II com guidão mais alto, e pára-lama dianteiro na cor da moto e freio dianteiro com disco duplo, enquanto o traseiro permanecia a tambor.

Em agosto de 1983, apareciam as CB 450 com cilindrada aumentada para 447 cm³, gerava 43,3 cv de potênciae torque de 4,3 kgmf a 6.500 rpm. E para reforçar a novidade, a Honda apresentou a CB em duas versões: Custom e Esporte. A Custom voltou a ter pára-lama dianteiro cromado, guidão alto e apresentava lanterna e alça de apoio bem integradas à rabeta. Os logotipos eram dourados e tendia a um estilo mais norte-americano.

Lançada em conjunto com a Custom em fins de 1983, a CB 450 Esporte tinha um design mais europeu destacado pela pequena carenagem de farol, freio dianteiro com duplo disco e traseiro com disco simples (e enorme). A pintura apresentava grafismo bicolor. Tanto a Esporte quanto a Custom apresentavam novidades como o pisca-alerta, lanterna traseira com lampada dupla, marcador de combustivel no painel, radiador de óleo e uma barra estabilizadora na suspensão dianteira.

A chegada da CB 450 em 1983 não significou o fim da CB 400 que continuou em produção na versão Tucunaré, mas com roupagem da CB 450 standard incluindo o farol quadrado e a rabeta mais dinâmica. A Tucunaré era uma opção básica da linha CB e continuou em produção até outubro de 1984 quando deu lugar à CB 450 básica.

Entre maio e  junho de 1986 a Honda ofereceu uma versão limitada da CB 450 Esporte denominada “Nelson Piquet” com as cores da equipe Williams de Fórmula 1 do tricampeão brasileiro. Só não é mais rara do que a versão Policial.

Em março de 1986, a Honda tirava de linha as versões Custom e Esporte e as substituia pela versão TR, mais simplificada com guidão alto da Custom e alça de apoio da Esporte. O conjunto de freios retrocede e volta a ter disco simples na dianteira e tambor na traseira.

Em novembro de 1987 a Honda volta a equipar a CB para mantê-la atraente frente às rivais: substitui a TR pela DX que volta a ter freio dianteiro com duplo disco e traseiro com disco simples. A DX duraria mais 7 anos, quando em 1994
saia de linha por se tornar obsoleta frente às opções que chegavam com a abertura das importações.

Um post scriptum neste artigo: a CB 450 P, que foi uma versão especial criada para a polícia. Começou a ser fabricada em 1985. Este modelo tinha um sistema elétrico mais reforçado para receber sirenes e giroflex e rádio de comunicação. O banco era tipo sela, monoposto. A motocicleta era equipada com dois alforges laterais em fibra, um bauleto com giroflex (no lugar do carona), mata-cachorro com giroflex e pára-brisa. A fabricação deste modelo foi até 1996, dois anos após a extinção do modelo “civil”. Diga-se de passagem, é a versão mais rara de uma CB 450.

Confira a ficha técnica da Honda CB 450 DX

_______________________________________________________________________

Fontes: 1) Best Cars Web,      2) Motonline

92 comentários

  1. Afonso Leal de Freitas · janeiro 8, 2011

    Linda a forma de, como observar a evolução de uma Moto Classica,a cb 400/450.Mais,o que gostaria de saber,é,se alguem possa ter um catalogo ou folder na época (panfleto ) com a reais e opções de cores e componentes de fabrica,tipo,cor,,equipamentos enfim uma discritiva para esta moto,a cb 400/450 ano 1982/3/4.Caso alguem possua, favor manter contato via e mail,que responderei e iniciaremos contato.Uma boa tarde e um ANO NOVO DE 2011 a tds.Grato,.
    Zé Comeia (Panteras de Niteroi Moto Grupo)

  2. Leonardo Ribeiro · fevereiro 6, 2011

    Boa noite,
    Caro Levi, tenho uma cb 450 85/86 igual a da sua foto que ganhei do meu tio que a comprou zero km, porém os anos se passaram e a moto ficou 3 anos parada então algumas partes ficaram muito estragadas carenagens, pintura em geral porém o motor está em perfeitas condições com 65000 km rodados e todo revisado.
    Desde então quero restaurar a moto mas quero muitas informações antes do inicio deste processo quero fotos, detalhes mais reais e acho que vc poderá ter estes aparatos caso tenha entre em contato comigo pelo email pra conversarmos melhor pago qualquer que seja a despesa.

    Uma boa noite

    Leonardo Ribeiro.

  3. Celso · junho 21, 2011

    Olá Levi, boa noite.
    Tenho uma CB 400 II, 1982 e preciso refazer a pintura dela.
    Ela é da mesma cor que a que você postou (vinho) e preciso saber o código da cor.
    É possível encontrar essa informação?
    Obrigado pela ajuda.

    • Levi's · junho 21, 2011

      Sim, Celso. É possível. Vou buscar informações precisas e te retorno, ok?

    • Levi's · junho 22, 2011

      Boa noite, Celso. Não encontrei o código da cor oficial da sua moto, mas te indico a Valdir Pinturas (11-3859-4815) daqui de São Paulo, que tem todos os códigos e grafismos das Hondas 70 / 80. Abraço !!!

    • Guerreiros MC · agosto 13, 2012

      OI CELSO TENHO UMA OFICINA QUE SE DEDICA A ESPECIALIDADE DE RESTAURAÇÕES DAS MOTOS ANTIGAS 1993804331 ABRAÇOS

      • celso · fevereiro 13, 2013

        deiche seu endereso para mim tenho uma cb e ela ta fahlando ja troquei a vela e nada adiantou

    • Luciano Flavio · outubro 15, 2013

      bom dia, vi que o levi te indico um pintor e tal, e a minha moto é a mesma cor da sua, cb 400 II vinho, tem como vc me passa o codigo da cor e tal p mim pintar a minha ???? grande abraço

    • Victor · agosto 24

      Bom dia por acaso vc descobriu o código da cb 400 1982 vinho preciso pintar a minha

  4. ENTREI NO SITE,SEM SABER DO QUANTO DE INFORMAÇÕES OBTERIA.ALÉM DE TOMAR CONHECIMENTO DE OUTROS INTEGRANTES DE TAMANHA RIQUEZA QUE É O MUNDO DAS CB’S.

  5. tiago · agosto 6, 2011

    tudo bem pessoal,ak na minha cidade me ofereceram uma cb 450 custon ano 83,inteira e muito linda.peço opiniao para qm tem essa moto ja ha algum tempo,sobre peças,manutençao,enfim,prós e contras da moto.valeu.

  6. Ricardo · setembro 23, 2011

    Tenho uma CB Custon ano 1986/1986 e aprendi a admirar a moto , ela se adequa a minha forma de pilotar , é incrivel como esta moto é forte e leve nas curvas , virou meu xodó .

    • Levi's · setembro 23, 2011

      Pois é Ricardo, à primeira vista a CB 400/450 são grandes e pesadas, mas depois de um tempo, você percebe que são leves e ágeis. Tive uma 83 preta por oito anos e sinto saudades dela até hoje. Tenho planos de ter uma 450 DX num futuro próximo. Parabéns pela máquina. É uma moto que vai te deixar saudades (isso se um dia você se desfizer dela).

      Abraço!

  7. RODRIGO GO · setembro 28, 2011

    olá amigos, comprei uma cb 45O tr 86, ela veio com a carenagem de farol da esporte, não devo ficar com a carenagem, esta em otimo estado. caso alguem se interesse entre em contato comigo. aqui mesmo.

    sempre tive paixão pela cb , hoje me sinto realizado.

    um abraço.

    • Levi's · outubro 1, 2011

      Cara, parabéns pela máquina! Tive uma 400 ano 83. Sem dúvida você perceberá que é uma moto muito robusta e gostosa de usar no dia-a-dia. E comparando com outras motos médias, o custo de manutenção dela é relativamente baixo. Mas na minha opinião, mantenha a carenagem no farol. Além de dar um toque de exclusividade na moto, será muito difícil de comprar outra peça destas, caso você se arrependa.

      Abraço e felicidades com a motoca!

      • RODRIGO GO · outubro 3, 2011

        Obrigado pela dica, estou nas nuvens, quanto ao custo a cb pelo que ja calculei com meu mecanico, ela vai ser mais economica do que minha cbx 250 anterior. Sem contar que é mais presença, motor, conforto…

        um abraço.

  8. Héctor onofre · outubro 2, 2011

    Queridos amantes da cb 400. hoje realizei um sonho pois tenho 35 anos e consegui comprar minha primeira cb 400 ela é vinho e o ano 1982. esse sonho eu tinha desde a época de criança pois meu pai tinha uma idêntica a essa à procura foi grande mais consegui!!!!,eu ficava sonhando com o dia que ia ter a minha….confesso que minha hd 883 vai ficar um pouco parada agora pois vou passear muito com a cb.

    • Levi's · outubro 2, 2011

      Vejo muita gente (mal informada) criticando a CB 400/450 e até comparando-a (sem muito sentido) com Twister, Falcon, etc. Para mim a CB foi uma das melhores motos produzidas no Brasil. Prova disso, é que hoje, mais de 30 anos após seu lançamento, ainda tem uma legião de fãs. E justiça seja feita: a CB é moto para bons entendedores.

      • beto · dezembro 8, 2012

        E isso ai companheiro, quem entende de motos sabe quando a gente diz CB 400 ou 450 estamos falando de uma moto fabricada a mais de 30 anos, com um desempenho e estabilidade total para o ano que foi fabricado.

        beto

  9. Leandro MG · dezembro 26, 2011

    Muito boas as informações do site. Viajei na história das CBzonas.
    A menos de um mês realizei um sonho. Deus me abençoou e consegui encontrar uma CB 450E ano 84. Estou em lua de mel… Kkk…
    Agora sou CBzeiro.
    Motoca show!!

  10. Rafael Leon · dezembro 28, 2011

    Ola a todos. Moro em Santos/SP e gostaria de adiquirir uma CB 400 II porém tenho pouco conhecimento quanto ao estado de conservação e custo/benefício.Meu interesse maior é em relação a sua manutenção; facilidade e/ou dificuldade de achar peças, dentre outras dúvidas… Agradeço desde já… Rafael Leon

    e-mail: rafalfr@hotmail.com

  11. walter · dezembro 30, 2011

    Para quem não conhece uma CB quando adquire, pede até perdão pelas palavras mal ditas sobre a moto. Tenho uma 450 E 1984. Se minha mulher me perguntar: ou a moto ou eu, vou sentir saudades da minha mulher. Não troco, não dou, não empresto. Acabo de reformar ela. Está maravilhosa.

  12. J. Nilton · janeiro 13, 2012

    Minha companheira já que a sou solteiro a minha “GALEGA” CB 450 TR 1987(branca) me sacia a saudade da da “NEGONA” CB 400 1981 que fui de Ireccê -Ba ao RJ 1º ROCK in RIO 1985 ineskesivel,,,,,,,,Por isso a minha GALEGA ñ Vendo, ñ Empresto ñ Dou,,,,!

    • tito · junho 18, 2013

      Cara demais, EU tenho uma NEGONA 81. muito a paixão por uma cois aque voce gosta e se identifica. Valeu.

  13. leonidas cardoso · fevereiro 21, 2012

    Amigos CBzeiros, tbem acabei de adquir meu sonho de consumo, uma cbII 83 preta. E olha que já tive uma ninja zx11 com 4 anos de uso! Más nada se compara a uma CB. Se por ventura alguém souber ou tiver um paralama diant. original, por favor entre em contato: leo.bg5@gmail.com
    Abrçs a todos os amantes da linda CB.

  14. Adalberto · fevereiro 26, 2012

    Hoje tenho 44 anos ha tres anos compprei uma cb 450 dx ,um sonho desde a adolesencia, demorei uma semana para me tornar parte dela, hoje percebi que ela foi feita pra mim,ando no transito com ela,pois anda muito enas curvas ,e arrancadas,moto maravilhosa!

  15. ADRIANO ESSER · maio 6, 2012

    BOA TARDE TENHO UMA CB 450 DX ELA TA 5 ANOS PARADA , TO QUERENDO REFORMAR ELA , MAIS NO DOCUMENTO DELA CONSTA Q ELA É UMA CB 450 S MAIS ME FALARAM QUE ELA É CB DO NELSON PIQUET COMO POSSO DESCOBRI ?

    • Levi's · maio 13, 2012

      Boa noite, Adriano!

      As CB 450 Sport começaram a ser fabricadas no início de 1983 até meados de 1986. Para marcar o fim do modelo Sport, a Honda lançou a série especial Nelson Piquet que foi fabricada apenas entre maio e junho de 1986. Para saber se sua moto era originalmente uma Nelson Piquet, você deve descobrir a data de fabricação dela, ou se o número de chassis equivale a alguma Nelson Piquet fabricada, já que ela não tinha nenhum acessório (além da pintura) que a diferenciasse de uma Sport regular. Vale lembrar que por conta da pintura extravagante, muitos proprietários a repintaram com cores mais sóbrias, o que pode ser o caso da sua.

  16. joao luis da silva · junho 15, 2012

    ola tenho uma cb 450 tr 1987 azul que comprei a 7 meses, estou em lua de mel com ela.kkk já tive uma cb400 1982 preta que era toda original, para quem esta pensando em comprar uma não fique com medo de mecanico ou peças, cb é uma paixao não tem custo….

  17. chavess · junho 27, 2012

    ola pessoal quando eu era criança sonhava em ter uma cb qdo eu crescer, vim realizar meu sonho com 28 anos, tive um cb450 85 preta e vermelha fiquei com ela uns 4 anos foi maravilhoso depois a vendi, um dia passando pelo bairro do tremembe em sp vi uma cb450 esport na calçada com placa de vende-se parei so de curioso para ver e fiquei com ela uns 5 anos foi maravilhos, viajei muito com ela, era uma delicia lava-la nos domingos de manha, que saudade ela estava impecavel, um toque que posso dar evitem peças paralelas na cb pois ela e bem exigente e forte as paralelas nao aguentam abraçossss

  18. SERGIO DE MELLO QUEIROZ · julho 4, 2012

    um testemunho: quando tinha meus 16-17 anos, visitava sempre a loja Cabral em Curitiba, para namorar a CB. Na época quem tinha era abastado. Em 1984 pude ter uma CB 82 prata, depois em 1999 localizei uma TR, depois uma DX, pilotava as CBs da PMPR, mas somente em 2009 a sorte bateu em minha porta. UMA CB450 CUSTOM, VINHO, 1985, 34.000 Km, Toda original. A tenho e busco em 2015 uma placa preta. Se não é paixão… é amor pela Citizen BAnd.
    PS.: presenteei meu filho com uma XLX350R 1990, azul, 24.200Km. Pergunta se ele vende. A resposta é JAMAIS!
    Abraços do PAraná.

    • Levi's · julho 4, 2012

      É isso mesmo! O problema de ter sido dono de uma CB, é que você sempre irá querer uma. Eu mesmo sonho em ter outra. Com tantas motos modernas por aí, eu sonho mesmo é com uma boa e velha CB.

  19. Jose Carlos · julho 4, 2012

    amigos cbzeiros tambem consegui realizar meu sonho,comprei uma cb 400ll 1983 grena,foi paixao a primeira vista,e se porventura alguem souber quem tem o emblema cb400l da tampa lateral entre em contato, abraços e vida longa a cb…

    • Levi's · julho 4, 2012

      A minha CB era do mesmo ano que a sua. Só que a minha era aquela preta com faixas vermelhas. E essa tampa lateral é problema. Geralmente quando você compra a paralela, o pino de fixação não bate com o furo.

  20. Tarcisio Martins · julho 9, 2012

    Gostei muito da matéria, a poucos dias adiquiri novamente uma CB450 DX 90 também já possui uma 86 esport excelentes motos.
    Agora é so curtir uma estada.

    • Levi's · julho 10, 2012

      Parabéns! E muitos quilômetros de satisfação com a “motona” ae. Abraço!

  21. mtsmnds · julho 13, 2012

    ótimo post! unico lugar na internet onde pude achar tao detalhado. no entanto nao vi nada sobre a 400dx. é a mesma coisa que a 450dx só que com a diferença do motor? estou interessado em comprar a de um amigo meu e achei esquisito pois nunca tinha visto uma 400dx.

    abraço!

    • Levi's · julho 13, 2012

      Boa tarde!

      Você está certo: a versão DX só existe com motor de 450cc e todas a partir do ano 1987. Esta que seu amigo está te mostrando, pode ser uma CB 400 Tucunaré de 1983 que saiu com o kit das DX, mas inferior em equipamentos.

      Além das 50cc a mais, a DX tem freio dianteiro com disco duplo, e traseiro com disco simples. Na Tucanaré o disco dianteiro é simples e o traseiro é a tambor. Mas mesmo isso pode ser adaptado nas CB 400II

  22. cleber · julho 21, 2012

    Ola Galera to com uma grande Duvida , gostaria que vcs me ajudassem por favor , comprei minha Cbzona a uns 2 meses e estou restaurando a rigor Bichona, então gostaria de saber se o farol dela é quadrado ou redondo, ela é uma CB 400 II 1983 preta ,gostaria de levar a Originalidade em 1 lugar me ajudem por favor Obrigado…

    • Levi's · julho 22, 2012

      Bom dia, Cleber

      Sua CB 400 tem o farol tipo caçarola, redondo. Farol quadrado, só nas 450!

    • jose carlos · julho 22, 2012

      cleber meu amigo,eu tenho uma cb400ll 1983 porem cor grena,o farol é redondo.
      um grande abraço e vida longa a cb.

  23. Juarez de Brito · setembro 13, 2012

    Tenho uma DX 96!!! Como é possível? Estou curioso, consta no documento ano e modelo 1996…

    • Levi's · setembro 14, 2012

      Desconheço qualquer CB 450 que tenha sido fabricada em 1996. Pode ser que tenha sido alguma unidade que tenha sobrado após o encerramento da produção.

    • AILTON LOPES FERREIRA · janeiro 25, 2015

      SERÁ QUE VC NÃO TEM É A CB 450 P 1996/1996?? EU TENHO UMA TAMBÉM. É A VERSÃO MAIS RARA DA CB 450.

  24. Juarez de Brito · setembro 13, 2012

    E consta no documento cb 450 P, alguma luz?

  25. fabio · setembro 21, 2012

    amigo juarez a cb 450 P 1996 foram as ultimas em estoque da honda e fornecidas a policia militar por isso o P de POLICE,sua moto é de leilao do departamento de transporte do estado.

    • Pablo Copceski · março 21, 2013

      Olá Fábio, consegui comprar recentemente uma rara CB 450 P 1996, infelizmente o antigo proprietário modificou sua cor original, estou iniciando o processo de restauração e gostaria de colocar a cor original do modelo, assim como as faixas do modelo original, voce saberia onde posso encontrar algum referencial desse modelo, pesquisando na internet ela quase “não existe” e muitas pessoas até desconhecem sua esse ano.
      Obrigado pela ajuda

  26. Otávio · outubro 5, 2012

    Prezados gostaria de uma ajuda, a poucos dias comprei uma cb450 oriunda de um leilao se nao me engano da policia militar do parana, ela veio com a pintura branca e faixas pretas e dourada como de praxe, alem de um mata cachorro com duas lanternas vermelhas dianteiras, outra coisa que me chamou atencao o paralama traseiro e mais comprido com a lanterna identica a do modelo 400, nao veio com nenhuma rabeta e um acessorio de ferro que pega nos parafusos do paralama de ferro e fica fixado exatamente onde ficaria o carona, creio eu para fixar algum bagageiro de apoio ou giroflex. Bem agora vem as duvidas, seria mesmo um modelo policial? no documento nao aparece nenhum tipo de referencia ao modelo que seria o chassi começa com o numero um e termina com o numero dois. Estou com uma baita duvida se coloco ela totalmente original com os bagageiros laterais e banco simples sem carona ou se a modifico para o modelo da epoca mas ai surge outra duvida… nao sendo policial que modelo essa motocicleta seria, custom, E?
    Se puderam colabora com seus conhecimentos eu agradeceria… meu intuito e ter uma CB o mais original possivel ainda mais pelas condicoes que comprei ela.

    Obrigado

  27. Otávio · outubro 5, 2012

    So para complementar a CB 450 que comprei é ano 1985. Obrigado

  28. Levi's · outubro 6, 2012

    Bom dia Otávio!

    Só pelo mata-cachorro com lanternas vermelhas, você já mata a charada de que a sua é uma CB 450 Policial. É que em 1985 não vinha nada especificado na documentação da moto. No final do artigo, coloquei a imagem da traseira de uma CB 450 da polícia para você comparar com a sua.

  29. Otávio · outubro 6, 2012

    Meu amigo, depois das fotos e do seu comentario, sem dúvida é uma cb policial 1985, voce nao tem nocao do sorriso que abri após confirmar isso rs….
    Bem agora é partir para a restauração, por ser tratar de um modelo raro nao vou modifica-la. Sem querer abusar ainda mais de voce. Saberia onde posso conseguir as peças que faltam para ela? Obrigado e parabens pelo canal que voce tem aqui e ajuda que da aos entusiastas dessa verdadeira guerreira!

  30. bidwin lima · outubro 13, 2012

    ola Levi`s tenho um cbzão dx93,minha preocupação é com peça de reposição ,,,pergunta quais as lojas de peças mais positivas do seu conhecimento (fora as lojas da marca) motoabraço…

    • Levi's · outubro 14, 2012

      Boa noite, Bidwin

      Parabéns pela motocicleta que é um ícone na história motociclística neste país.

      O problema da CB 450 é que o prazo que obriga a Honda a fornecer peças deste modelo se extinguiu em 2004. Muitos fabricantes ainda fornecem peças novas, mas a maioria apenas peças de acabamento ou reposição periódica como retrovisores, cabos, bateria, etc. Peças mais específicas do motor, talvez você só encontre em sites especializados em motos antigas como o http://www.motosantigas.com.br. E talvez em sites internacionais, pois nossa CB 450 foi lançada no exterior a partir de 1965 como CB 450 K0 e foi até 1974 na série K7 (com algumas mudanças estéticas, mas com o bom e velho bicilíndrico que todos nós conhecemos).

      Abraço e boa sorte com a máquina.

  31. luiz henrique · novembro 20, 2012

    Olá Levi´s . Sou cbzeiro tb. Meu nome é Cabriola sou do sul da Bahia, tenho uma 450/87 uma máquina lindissima como toda linhagem CB. Porem temos problemas com peças originais a saber: caixa do farol, lanterna do stop, cabo do conta giros e o banco. Pois a chapa dos bancos similares é uma vergonha para serem colocados nas máquinas.

    • Levi's · novembro 28, 2012

      Boa tarde Luiz Henrique,

      Infelizmente algumas peças da CB 450 você só encontra usada ou paralelas de baixa qualidade. Talvez ainda encontre em sites da motopeças da Inglaterra, onde ela era vendida como CB 450 Twin. Vou ver se encontro o endereço do site e divulgo aqui.

      Obrigado pela visita!

  32. Marcelo · fevereiro 25, 2013

    Olá Levi´s. Tenho uma CB 450P/91 (modelo Police Bomber). Gostaria de saber se as peças dela (estou restaurando ela) são as mesmas do modelo DX. Obrigado.

    • Levi's · fevereiro 27, 2013

      Boa tarde Marcelo!

      Obrigado pela visita. E a 450P foi montada em cima da 450 DX, você pode perceber isto pelos discos duplos na dianteira + o discão na traseira. Além do acabamento com, a diferença é que a série policial tinha um reforço na parte elétrica para suportar o sitema de comunicação e os giroflex/sirene.

      Abraço!

  33. Valter · abril 12, 2013

    Quem é apaixonada por veículos sabe que alguns marcam a vida da gente. Tenho 60 anos, tive CG, Agralle, e estou na terceira CB400. Só uma zero. A atual, uma 81, roda diariamente no trânsito de SP há 10 anos comigo. Nunca me deixou na mão. Tenho uma RF900 – essa eu vendo – mas a CB vai até o fim comigo. A moto mais confiável e prática que já tive.

    • Levi's · abril 19, 2013

      Boa tarde, Sr. Valter!

      Obrigado por dividir sua experiência com a CB! Relatos assim ajudam a derrubar o mito de que a CB é uma má opção de compra. E a melhor opinião é a de quem tem e convive com a moto!

      Abraço!

  34. Arthur Caovilla · abril 17, 2013

    Para quem precisa de peças de CB 400 / 450, segue:
    http://www.ebay.com
    http://www.motosantigas.com.br
    A casa da CB no Mercado Livre
    http://www.partzilla.com/parts/search/Honda/Motorcycle/
    Moto Matsuo – Lapa – SP
    Hondasa

    • Levi's · abril 19, 2013

      Arthur, agradecemos a gentileza em fornecer tal informação para todos os usuários que procuram ajuda na manutenção de suas CB’s.

      Abraço!

      • Emerson Oliva · outubro 15, 2013

        vou tentar adquirir um cb 450 dx 1994 amanhã. está em um leilão e não sei como está o seu motor. aparentemente está com um vazamento na parte de cima do motor, farol quebrado, cabos danificados, rabeta quebrada, banco rasgado… está precisando de um dono. lance inicial é de 1300 mas sei que vai subir o valor. o que vcs acham?

      • Joao · maio 13, 2016

        Olá levi’s, tenho uma CB 400 ano 1980, está toda original, e só eta faltando a rabeta, caso conheça alguém que a tenha gostaria de comprar.
        Meu nome é João e meu e-mail é jotapeefepereira@gmail
        Tel . 21 9641-58403.
        Abcs.

      • Levi's · novembro 10, 2016

        Boa noite João,

        Desculpe a demora em responder. Infelizmente não conheço nenhum contato que tenha, mas se fizer questão da peça original da época, tente contato com o clube da CB: http://www.clubedacb.com.br/forum/index.php?board=18.0

        Outras opções são OLX e MercadoLivre, sempre com atenção para não adquirir produtos de roubo.

        Boa sorte e abraço!

  35. Antonio La rocca · maio 29, 2013

    Comprei uma CB 450 TR 1987 por R$ 3.500,00, mandei desmanchar e montar novamente, para deixar em estado de zero, comprei R$ 1.700,00 de peças novas, gastei R$ 1.100,00 na pintura geral(quadro,rodas,motor,tanque,laterais), semana que vem começa a montagem, mão de obra em torno de R$ 1.000,00, a moto vai ficar zerada num valor de R$ 7.300,00, sou apaixonado por esta moto, e recomendo, tive uma ha 20 anos atrás, e agora retorno para uma igual, consegui todas as peças que precisei no PAULINHO MOTO PEÇAS em Pelotas, e estou fazendo a reforma no GIL MOTOS, tbem em Pelotas. Gastei mais em peças, para deixar zerada mesmo, pois muitas peças não precisavam de troca,

  36. leandro rodrigues · agosto 14, 2013

    QUERIA SABER QUANTAS CB -450 NELSON PIQUET FORAM FABRICADAS.

  37. carlos · outubro 6, 2013

    ola, gostaria de saber, tenho uma cb 450 custom 84 so q o tanque dela foi trocado, e não tem boia, gostaria de saber se tem como eu adaptar uma boia nesse tanque…

  38. Luciano Flavio · outubro 6, 2013

    galera, tenho uma cb 400 II 1983 vermelho grena, comprei ela com 12 mil km, do meu patrão que era do pai dele, porem como ficou muito tempo parada levei no mecanico e o imbecil quebrou as travas das 2 tampas laterais, a lado esquerdo eu encontrei original mas a lado direito estou procurando ja a 4 anos, pois é estou com ela a 4 anos ja, ela ja esta com 70 mil km rodados, mas ainda me orgulho dela nunca ter caido no chão, peço por favor galera me ajudem a encontrar essa lateral lado direito original, não importa a cor nem o ano de fabricação da lateral, pode ser até usada desde que esteja em boas condições, obrigado desde já !!! meu e-mail é luciano-flavio@hotmail.com

  39. Emerson Oliva · outubro 15, 2013

    vou tentar adquirir um cb 450 dx 1994 amanhã. está em um leilão e não sei como está o seu motor. aparentemente está com um vazamento na parte de cima do motor, farol quebrado, cabos danificados, rabeta quebrada, banco rasgado… está precisando de um dono. lance inicial é de 1300 mas sei que vai subir o valor. o que vcs acham?

    • Emerson Oliva · outubro 15, 2013

      scxds

  40. Emerson Oliva · outubro 16, 2013

    comprei! saiu por 3.080,00 vou estar pegando amanhã e pondo na garagem para começar os trabalhos

  41. Edson · outubro 30, 2013

    Olá amigo a sua cb é realmente 96 pois ela é uma cb ‘p’ modelo policial que ainda foram fabricadas durante 2 anos além da extinção do modelo civil das cb’s em 94. olha acima nesse mesmo site que tem essa informação – sua moto é muito rara.

  42. Alexandre Pindoba · agosto 19, 2014

    Olá companheiros, por gentileza, se alguém puder me tirar uma dúvida, é que eu tenho uma cb 400 ano 1980 com cerca de 70% de originalidade. A questão é que essa moto possui 2 discos de freio na dianteira, alguém sabe me dizer se de fato existia nesse ano cb com disco duplo ou se foi adaptado por algum dos donos que a moto teve.

  43. José Luiz Mir · agosto 25, 2014

    Boa tarde meu nome é José Luiz e eu possuo uma CB 450 ano 1996, porem não sei nada sobre a moto deste ano gostaria que alguém pudesse me orientar a respeito da mesma, sou de Sumaré SP fone: (19) 3838-3796 comercial (19) 7812-6705 ID 99*94823. Uma pessoa de Uberaba me disse que foi uma serie especial feita pra policia rodoviária de MG, mas ele tb não tinha mais informações e respeito. Obrigado!

  44. Ricardo · setembro 1, 2014

    Olá Amigo, muito boa essa cronologia. Parabéns!!! Comprei recentemente um CB450 ano 1987. Ela está Adesivada como DX com pintura vermelho para vinho, mas não tem freio a disco na traseira e apenas um disco na dianteira. Documento está escrito CB450 ano/modelo 1987 cor vermelho. Gostaria de restaurá-la na originalidade, sabe me ajudar a determinar o modelo correto? Desde já obrigado!

    • Levi's · novembro 11, 2016

      Bom dia Ricardo,

      Sua CB é uma TR.

      Abraço.

  45. Jairdes · novembro 29, 2014

    amigo como eu faço pra fixar a rabeta da minha cb 400 2 ano 83 pois a mesma não tinha ai adquiri a nova mas não estou sabendo colocar. Ela vai no banco ou em alguma parte do para lamas?

  46. Asam · dezembro 5, 2014

    Bom dia, tenho uma honda strada cbx 200 1997 que não para nem por decreto, porém com 1,80cm e 95kg, pretendo trocar por uma CB 400 pois viajo com certa frequencia e a CB é mais confortavel no meu caso, a minha questão é: entre a cb com motor nacional e a com motor japones, qual a mais viavel em termos de custo manutenção, peças e coisas assim?
    agrade;o se alguem aqui me informar, obrigado!

    • Levi's · novembro 11, 2016

      Bom dia Asam,

      Não haviam diferenças técnicas entre as CB 400 “japonesas” e a as nacionalizadas, então não há diferenças em custos de manutenção entre as duas.

  47. AILTON LOPES FERREIRA · janeiro 25, 2015

    ESTOU RESTAURANDO UMA CB 450 P 1996/1996. PRECISO DE PEÇAS COMO CONJUNTO DE BAULETOS EM FIBRA E SUPERIOR COM GIROFLEX, SE ALGUEM TIVER A VENDA ENTRE EM CONTATO.
    OBRIGADO.

  48. Rogerio C.Campanerutti · maio 17, 2015

    Irmãos(apaixonados por CBs),em 1992, tive uma CB 450 Custon cor vinho, ano 1985, na época a grana era muito curta e tinha apenas ela como meio de transporte para trabalhar como representante comercial, fazia um trajeto de 110 km de chão (chão= estrada de terra, lama, areia, buraco e pedras), uma vez por semana. Acabei trocando por um automovel qualquer,
    mas o desejo de voltar a pilotar uma moto tão exponencial nunca acabou.
    Em 06/04/2014, vésperas de meu aniversário de 43 anos, acabei me dando um presente: encontrei no interior do estado onde moro, RONDÔNIA, um cidadão que vendeu sua CB 450 Custon cor vinho ano 1986, completamente ORIGINAL, sem nada para fazer, foi comprar e fazer uma pequena viagem de 360 KM. Ela estava com ele há mais de 12 anos, hoje ainda moro em Rondonia, e por onde passo, sempre encontro pessoas que ficam impressionadas com o estado de conservação e o que ela representa em termos de motos nacionais.
    Forte abraço de mais um FELIZ CBzeiro.
    Rogerio

  49. reginaldo · setembro 18, 2015

    queria saber o codigo da tinta preta da cb 400 tucunare 84 alguem pode me ajudar meu email e bereginaldo@hotmail.com estou restaurando e quero deixar original obrigado

  50. ELVIO FELIPE · janeiro 27, 2016

    TENHO UMA 84 NAO SEI SE 450 OU 400 TO REFORMANDO ELA TODA QUERIA REALMENTE SABER QUE MODELO E ,O PAINEL E O ANTIGO FAROL REDONDO DA ME AJUDA

    • Levi's · novembro 10, 2016

      Elvio boa noite,

      A CB 400 de farol redondo foi até 1983, pois em 1984 ganhou a roupagem da com farol quadrado, painel e rabeta da 450.

      As CBs 450 tem um radiador de óleo entre o tanque de combustível e a parte da frente dos cilindros, as 400 não tem este radiador.

      Abraço!

  51. vanessa · maio 5, 2016

    olá estou querendo compra uma CB400 mais ela nao possui marcador de combustivel, tem como instalar um marcador?

    • Levi's · novembro 10, 2016

      Vanessa boa noite,

      É possível, mas você teria que instalar um painel da CB 450 que vem com o marcador e adaptar a boia no tanque, o que acabaria com a originalidade da moto. Analise a possiblidade de comprar uma 450 que já vem com o item.

      Abraço!

  52. Joao · maio 13, 2016

    Olá meus amigos, tenho uma CB 400, ano 1980 ela está toda original mas está faltando a rabeta, e agradeceria se algum amigo tivesse e quisesse vender.
    Meu e-mail é jotapeefepereira@gmail.com
    e telefone 21-9641-58403, pode ligar a cobrar, abcs.

    Meu nome : João.

  53. Rick · julho 22, 2016

    Estou a procura de uma tinta que seja a mesma cor da DX vinho 90 . Sei que essa cor é R-114C-U Candy Wineberry Red , mas é uma tinta de 2 componentes e eu queria uma tinta PU comum que fosse da mesma cor e não encontro nem mesmo o nome da cor . Já olhei em catálogos e fiquei na dúvida. Alguem para ajudar ?

    • Levi's · novembro 10, 2016

      Boa noite, Rick.

      Algumas oficinas de funilaria tem dispositivos de análise de cores. Estes aparelhos são capazes de determinar as coordenadas para reproduzir a cor em questão. Talvez esta seja a solução para você conseguir o tom ideal.

      Abraço!

  54. Benjoanilton Rodrigues · julho 31, 2019

    Tenho uma CB 450 DX ano 1989, deu problema no motor e me aborreci em consegui comprar um motor CBR 450 e coloquei nela, estava um espetáculo, mas me roubaram o motor. Com alguma dificuldade, recuperei o danado e mandei para a Retífica Dinamica que acho a melhor do Brasil e chegou hoje. Assim que colocar o motor darei os detalhes. Digo com certeza é a melhor máquina que já tive.

Deixar mensagem para Celso Cancelar resposta