O “ZYB” das rádios

O espectro de radiofrequência em todo mundo é organizado e normatizado, em regra por orgãos governamentais.
Toda estação transmissora de rádio tem um prefixo para cada freqüência que utiliza, e este prefixo deve ser obrigatoriamente informado em intervalos regulares, a fim de identificar a fonte da transmissão do sinal. Uma mesma rádio pode ter vários prefixos, desde que opere em várias freqüências, por isso vc ouve o locutor dizendo: “ondas médias 1040 Khz, ZYB-495, ondas curtas 49 metros, 5900 Khz, ZYE-780” e assim por diante. Se vc já ouviu rádioamadores ou operadores da faixa do cidadão operando, eles também lançam seus prefixos, por exemplo: “PY4 AB, ou ZZ2 XPO, ou PX4-H5589”. Os prefixos ZYA, ZYB, ZYE, PX, PY, ZZ, PU, etc servem para identificar o tipo de estação transmissora, por exemplo, uma estação de rádio faixa do cidadão terá sempre o prefixo PX, seguido de uma letra e uma seqüência de 4 dígitos.

AM ou FM ?

FM é a abreviatura para modulação em frequência ou frequência modulada (frequency modulation, em inglês), que usa a faixa entre 87,5 Mhz e 108 Mhz com modulação de frequência. A vantagem das rádios  em FM é a alta qualidade sonora mas a desvantagem é o limitado alcance, chegando em média a 100 quilômetros de raio de alcance.  A potência dos sistemas de emissão pode variar entre poucos watts (rádios locais) até centenas de quilowatts, no caso de retransmissores de grande cobertura.

Amfm3-en-de.gifJá a sigla AM significa modulação em amplitude (do inglês Amplitude Modulation) é a forma de modulação em que a amplitude de um sinal senoidal, chamado portadora, varia em função do sinal de interesse (modulador). A frequência  e a fase da portadora são mantidas constantes. O transmissão AM surgiu da necessidade de transmitir ondas de alta frequência (entre 80Hz e 1.500Hz) por longas distancias, mas sem a necessidade de antenas receptoras de grandes proporções.