Entendendo as enchentes paulistanas

A temporada de chuvas torrenciais está chegando, e como acontece todos os anos, virá com enchentes e alagamentos em todas as regiões da cidade. Boa parte daqueles que forem prejudicados pelas águas, dirá que estas mazelas acontecem por culpa do prefeito, outros dirão que é por culpa da própria população que entope os esgotos com lixo.

foto: obras em rio de São Paulo

As duas acusações estão certas: tanto a prefeitura quanto parte da população são culpados pela ocupação desordenadas de áreas críticas da cidade. A prefeitura porque não fiscaliza a ocupação, e a população por ocupar estes lugares.

Mas o problema das enchentes paulistanas é muito mais profundo e complexo do que isto. Vem dos tempos do nascimento da cidade, quando os urbanistas e governos não respeitaram a ordem natural dos rios que cortam a cidade. As inundações ocorrem em São Paulo, muito antes de seu nascimento e continuarão acontecendo quer estejamos aqui ou não.

O documentário Entre Rios mostra de forma clara e interessante todo este processo errôneo que aconteceu e vem acontecendo durante a construção desta cidade, que infelizmente sofre do mau crônico de mau planejamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s