Unimog: os tratores polivalentes

Unimog surgiu pouco depois da Segunda Guerra Mundial, como um veículo para ser utilizado na agricultura, num papel mais polivalente que o tractor tradicional, nomeadamente ao nível da velocidade em estrada, pela Erhard und Soehne.

Uma herança deste passado agrícola, era a largura original entre rodados de 1,20 m, que correspondia à distância entre duas filas de batatas plantadas. Os trabalhos no novo modelo iniciaram-se em janeiro de 1946, e o primeiro prototipo estava operacional no final desse ano. Este protótipo estava equipado com um motor a gasolina, pois o desenvolvimento do motor diesel ainda não estava concluído. O aspecto externo deste protótipo era já muito semelhante ao que a Unimog iria ter. A produção da Unimog iria iniciar em 1947, já equipada com o motor diesel de 25-hp (19 kW) OM636 da Daimler-Benz diesel.

Unimog U-411 com apenas 34 cv de potência, ele consegue carregar até 1.4 toneladas graças ao seu poderoso torque em baixa rotação. Pode alcançar 53 km/h em estradas ou 20 km/h em terrenos acidentados.

Fabricada originalmente pela Boehringer, uma vez que por um lado a Erhard und Soehne não tinha a capacidade de produção, e por outro pela interdição imposta pelos Aliados no pós-guerra à Mercedes-Benz de produzir veículos todo o terreno; só em 1951 (quando a limitação foi levantada) a Unimog começou a poder usufruir de uma rede de distribuição e vendas fora da Alemanha. Dada a sua versatilidade, e capacidade de circulação em todos os tipos de terreno, rapidamente a Unimog foi adotada pelas forças armadas de vários países. No Brasil é utilizada pela Força de Fuzileiros da Esquadra.

No sentido horário: um Unimog moderno. Uma unidade furgão para resgate. E um Unimog adaptado para puxar vagões sbore trilhos

Cultuado pelos amantes do fora-de-estrada, o Unimog é um brinquedo caro, que chega a custar até 150 mil dólares nos Estados Unidos: o mesmo que um Porsche Panamera.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s