Um trânsito melhor sem placas, sinais, faixas ou regras

Localizada há cerca de 400 km de Berlim, ao noroeste da Alemanha, a pequena cidade de Bohmte inova na organização do trânsito. Desde 2007, a cidade, de 13,6 mil habitantes, aboliu os sinais de trânsito, placas de sinalização, as leis de trânsito e até as rodovias. Apesar de pequena, em Bohmte transitam, em média, 12 mil veículos/dia. Isso porque a cidade está próxima a uma rodovia de grande circulação do interior da Alemanha.

Para organizar a movimentação, o governo local apostou na conscientização da população e já obteve resultados. Durante um ano, foram investidos 2,100 milhões de euros nas modificações.

Calçadas e pistas foram substituídas por paralelepípedos. A distinção entre pistas, ciclovias e calçadas passou a ser feita apenas pelas cores. O resultado é que em apenas um ano o número de acidentes envolvendo danos pessoais foi reduzido de 30 para zero.

A ação é inspirada no projeto Espaço Compartilhado, da União Européia, que também foi adotado por outras sete cidades na Holanda, Bélgica, Dinamarca e Inglaterra. O conceito foi desenvolvido pelo especialista em tráfego Hans Monderman e, em linhas gerais, sugere que todos os usuários negociem seu comportamento uns com os outros, ao invés de seguirem regras pré-determinadas. A aposta do projeto é que as pessoas prestam mais atenção no que os outros usuários estão fazendo e, como consequência, geram menos acidentes.

Anúncios

1 comentário

  1. Mariana T. · dezembro 2, 2011

    pqp incrivel!
    Mas pior q é isso mesmo, nenhum sistema, religiao ou o diabo a quatro faz diferença… o q precisa mudar é educaçao e respeito.
    Gostei, parabens pela postagem

    Mariana Blue

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s