Lytro, a fotografia do século 21

A empresa norte-americana Lytro promete revolucionar a fotografia digital com um novo recurso tecnológico que permitirá alterar o foco de uma fotografia posteriormente por meio de um software. A câmera ainda não foi lançada mas a companhia já conta com milhões de reservas do produto no mundo todo.

Conceito do campo de luz

A Lytro está colocando em prática o conceito de “campo de luz”, que define a focalização dos objetos numa foto. Neste conceito, os objetos a serem fotografados emitem raios de luz em todas as direções dentro de uma cena, e é a captação destes raios de luz que define o foco dos objetos fotografados.

Como funciona

O segredo da Lytro é um sensor que consegue captar informações como cor, intensidade e direção vetorial dos raios de luz na cena. Esta informação direcional é completamente perdida nos sensores das câmeras convencionais, que simplesmente capta todos os raios de luz e os interpreta como uma fonte de luz simples. Na prática, é como se a nova  câmera batesse várias fotografias ao mesmo tempo com distâncias focais diferentes e reunisse toda essa informação em um só arquivo. Fazer isso com uma câmera normal implicaria em várias imagens diferentes.

Com as informações adcionais captadas pelo sensor, sofisticados algoritmos num software permitem usar completamente o campo de luz para alcançar novos recursos como alterar o foco de uma fotografia, obter imagens nítidas com pouca luz e até fotos 3D.

Na imagem abaixo, pode-se ver uma mesma fotografia feita com uma câmera Lytro com três ajustes foco diferentes.


Confira a galeria de imagens da Lytro e brinque um pouco com o efeito do software.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s