Quadrinhos, guerra e fraude artística

Comprei o livro “Guerra 1939-1945” de Julius Ckvalheiyro. A capa faz supor que seja um livro de imagens sobre a Segunda Guerra Mundial, mas que na verdade é uma revista em quadrinhos. Até aí tudo bem.

Mas quando fui ler…“BANG!!!”. O que deveriam ser desenhos artísticos ilustrando a revista, são na verdade, fotografias retiradas da internet e manipuladas digitalmente ganhando um efeito de desenho. E são fotografias que você encontra logo na primeira página de pesquisa do  Google.
Um texto na contracapa da revista, leva a crer que o autor ilustrou a revista:

 “Guerra – 1939-1945 marca a retomada da tradição de HQs de querra produzidas no Brasil, que teve a revista Combate, publicada nas décadas de 1960 e 1970, como grande expoente. O álbum retrata a Segunda Guerra Mundial com desenhos extremamente realistas…

E aqui uma sinopse do blog Quadro a Quadro:

A Conrad Editora aos poucos parece retomar o mercado de quadrinhos e com bons lançamentos. O novo título da editora paulista é Guerra – 1939-1945, obra do paulistano Julius Ckvalheiyro, que retoma a tradição nacional de produzir HQs de guerra. O Jornalista, escritor e desenhista Julius apresenta uma obra com ilustrações extremamente realistas, que irão conduzir…

Entendo isso como “comprar gato por lebre”. Comprei um livro que na verdade era uma HQ e que por sua vez (na minha opinião) não passa de uma fotonovela. Para não ser injusto, ainda procurei na internet algum outro trabalho de ilustração do tal Ckvalheiyro, mas não encontrei nada além de imagens da capa desta mesma revista em quadrinhos.

 

Anúncios

4 comentários

  1. Julius Ckvalheiyro · agosto 14, 2011

    Olá Levis…primeiramente obrigado por ter comprado meu álbum…
    é um privilégio viver os dias de hoje e ter este contato com as pessoas que
    curtem…e que não curtem…no seu caso, o nosso trabalho…espero que
    pelos menos as histórias tenham te agradado, e levado a uma reflexão
    mais profunda sobre a guerra e suas atrocidades…

    Acabei de ler tua resenha, faço constantemente pesquisas de opinião sobre o Guerra…e gostaria de te deixar um link específico do blog deste álbum de julho de 2006, inclusive foi com ele que apresentei meu trabalho para 3 editoras aqui no Brasil (recebi resposta positiva das 3, e escolhi a Conrad)…se reparar a HQ ainda nem tinha seu título final e aparece como “1939-1945 Album”…

    http://1939-1945.blogspot.com/2006/07/1945-guerra-do-pacfico-possua.html

    Dê uma passeada por lá…espero que goste…

    Têm até um texto de bastidores q publiquei em maio deste ano falando sobre a arte…vale uma leitura…

    Abraço

    • Levi's · agosto 14, 2011

      Olá Ckvalheiyro,

      Acho que toda manifestação artística é válida. Como eu disse, mesmo sendo uma revista em quadrinhos, está valendo, pois as HQ’s também são formas autênticas de manifestação cultural. O que realmente não achei legal, foi usar fotografias manipuladas e deixar o público acreditar que se tratasse de desenhos de sua autoria. E sinceramente, gostaria de conhecer seus reais trabalhos em ilustração.

      Abraço!

      • Daiane Schilling · setembro 28, 2013

        Levi’s, em nenhum momento, Julius Ckvalheiyro tentou enganar o público com seu trabalho, tanto, que inúmeras resenhas sobre Guerra 1939-1945, diziam que seus desenhos eram feitos a partir de fotografias da guerra.
        Guia do Estudante: ”Recentemente, foi lançado também o belo álbum Guerra 1939-1945, do brasileiro Juilius Ckvalheiyro, com desenhos QUE LEMBRAM FOTOGRAFIAS EM PRETO E BRANCO…”

      • Levi's · dezembro 2

        Bom dia Daiane,

        Não são “desenhos que lembram fotografias em preto e branco”, são de fato as fotografias só que alteradas por Photoshop. De modo algum são desenhos originais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s