Casspir

A primeira vez que ví um veículo destes foi no clipe Dirty Harry. Achei o carro interessante, fui pesquisar e descobri que se trata de um Casspir: veículo anti-mina blindado utilizado há mais de 20 anos na África do Sul para transporte de tropas em terrenos minados. Na época de seu lançamento, o Casspir tinha um design inédito, projetado com o fundo da carroceria no formato em V, para direcionar a força da explosão para os lados e minimizar os danos no compartimento dos passageiros.

O nome Casspir é um anagrama originado da junção das siglas SAP (South Afrika Police) com a sigla da companhia que o desenvolveu: CSIR (Council os Scientific and Industrial Research). Inicialmente, o Casspir foi empregado durante a época do apartheid, contra manifestações populares contra o regime autoritário e em situações encontradas na chamada Guerra de Fronteira da África do Sul, onde deveria cobrir grandes distancias em campos minados. Ele é certificado para proteger seus ocupantes de uma explosão de mina tripla TM-57 (equivalente a 21 kg de dinamite) embaixo de uma das rodas, ou uma dupla explosão (14 kg de dinamite) debaixo do chassis.

Por volta 200 Casspir Mk1s foram originalmente construídos pela CSIR entre 1979/80. A produção foi tomada pela TFM em 1981, qual melhorou o design com o Mk 2. Cerca de 2500 Casspir série APC foram construídos pela TFM da Africa do Sul , que foi depois assumida pela Reumech OMC. A Reumech por sua vez foi adquirida pela Vickers Defender Systems do Reino Unido e mudou o nome para Vickers OMC. Em 2004 a BAE Systems adquire a Alvis Vickers e Alvis OMC e mudar o nome para Land Systems OMC.

Em 1998, dois Casspir mine-protected vehicles (MPVs) passaram por extensivo teste balístico e de mobilidade na Índia durante dois meses , cobrindo cerca de 9.000 km. Como parte desta avaliação, um dos carros foi testado com quatro explosões envolvendo uma mina anti-tanque e três dispositivos improvisados tipicamente encontrados durante operações na região da Cashemira. O Casspir MPV foi então reparado e conduzido de volta à avaliação principal. Em Agosto de 1998, a Índia comprou 90 Casspirs recondicionados para o exército e forças pára-militares atuantes na Cashemira. Em Abril de 1999, o exército indiano adquiriu mais 90 Casspir MPVs e um adicional de 75 foi entregue em 2001.

O Casspir na cultura popular

  • Os Casspirs, numa reflexão alegórica de seu uso nos bairros durante o apartheid, são usados de modo opressor contra aliens pela ficcional MNU no filme Distrito 9 (2009);
  • O veículo também é usado no clipe Dirty Harry da banda Gorillaz;
  • Lucky Dube, um popular musico sul-africano, senta no teto de um Casspir em seu clipe Taxman. O Casspir, também é visto por muitos sul-africanos como ícone da época de repressão policial durante o apartheid, e serve como um emblema do governo opressor daquela época.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s