Corridas lendárias

Certas coisas que envolvem o mundo do automobilismo se tornam lendas: seja um modelo especial de carro ou moto que por alguma razão, ganham status de mito. Até mesmo algumas competições que envolvem máquinas se tornam lendárias, geralmente pelo alto nível de dificuldade ou pelo risco de morte que envolve cada corrida, o que fez e continua fazendo com que muitos pilotos ao redor do mundo sonhem em vencer um destes desafios.

A Targa Florio foi idealizada pelo aristocrata italiano Vicenzo Florio em 1906. As corridas eram realizadas na montanhas da Sicília, próximo a Palermo. A competição era aberta a carros esporte de fábrica e consistia em 3 voltas que totalizavam 446 km. A competição foi paralizada durante os anos de combates nas duas Guerras Mundiais. Até 1973, a Targa Florio fazia parte do Campeonato Mundial e após este ano, passou a ser parte apenas do Campeonato Italiano de Rally. Em 1977 a Targa Florio foi extinta por motivos de segurança. A Porsche foi teve o maior número de vitorias na competição (11 vezes).

Em 1927, os condes Aymo Maggi e Franco Mazzotti idealizaram uma corrida em estrada aberta como resposta por sua cidade natal (Brescia) ter perdido o Grande Premio da Italia para a cidade de Monza. A corrida partia de Roma a Brescia e retornaria a Roma, totalizando 1500 km (aproximadamente mil milhas). A primeira corrida foi completada em 21 horas e 5 minutos a uma média de 78 km/h. A Mille Migia era estritamente disputada por carros de produção sem modificações e as disputas ficaram entre Alfa Romeo (11 vitórias) e Ferrari (8 vitórias). A Mille Miglia foi extinta em 1957 após dois acidentes fatais naquele mesmo ano. Desde 1977, o nome Mille Miglia é usado numa parada de carros antigos, mas não como na competição original.

A mais desafiadora e lendária corrida de motocicletas do planeta, o Isle Of Man Tourist Trophy fez parte do Campeonato Mundial der Motovelocidade entre 1949-1976 como o Grand Prix da Grã-Bretanha,  e parte do Campeonato Mundial de Formula 1 entre 1977 e 1990. A competição entre motocicletas é disputada até hoje e faz parte do patrimônio cultural da Ilha de Man. O trajeto com curvas cegas, aclives e guard-rails desafia até os pilotos mais experientes. A volta record no circuito hoje é de 17:12.30 de John McGuiness com uma Honda CBR 1000 RR na categoria Força-Livre.

Originalmente, a maior prova de rally de regularidade do mundo compreendia o trajeto de Paris (França) até Dakar (Senegal), passando pelo deserto do Sahara. O rally foi idealizado pelo piloto francês Thierry Sabine em 1979, após se perder no deserto durante uma prova de rally. Com o passar dos anos, o trajeto foi alterado várias vezes por motivos de segurança, políticos ou econômicos. Isto fez com que várias e diferentes cidades européias e africanas se alternassem como sede da competição: Paris, Granada, Cidade do Cabo, Agades, Arras, Madri, Lisboa, Charm El-Sheik, entre outras.  Com a crescente instabilidade politica no norte da África, as últimas edições do Rally Dakar foram realizadas na América do Sul, com partida e chegada em Buenos Aires e passando por Antofagasta ou Valparaiso no Chile. Conhecido por seu alto grau de periculosidade, o Rally Dakar registra 58 mortes desde sua primeira edição, sendo 20 de competidores e 38 de espectadores.

——————————————————————–

Fontes:  http://en.wikipedia.org/wiki/Isle_of_Man_TT

http://en.wikipedia.org/wiki/Mille_Miglia

http://en.wikipedia.org/wiki/Targa_Florio

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rally_Dakar

http://www.fmr.esp.br/Noticia.asp?Noticia=00507&@=dakar-rally-dakar-registra-primeira-morte-envolvendo-competidores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s