Bugigangas reinventadas

Como diz o dito popular: “só existem malandros porque existe otários”. O tempo passa e alguns espertos recauchutam velhas invenções e ganham dinheiro a rodo às custas de pessoas que acreditam em tudo o que vêm na TV ou nas ruas.

Me lembro lá nos idos da década de 1980, quando a moda entre as pessoas “espertas” era usar a tal da pulseira Sabona, feita em cobre, que segundo a propaganda, traria beneficios à saúde, já que o cobre da pulseira seria absorvido pela pele e evitaria artrite e reumatismos. Claro que nenhum estudo cientifico comprovou a eficácia da pulseira de cobre.  Pois agora, vejo um monte de gente usando uma tal de “pulseira holográfica” ou Power Balance, como é comercialmente conhecida. Gente como Rubens Barrichello, Luciano Huck, Otávio Mesquita entre outros famosos apareceram na TV falando informalmente sobre a incrível energia, força e equilibrio que a pulseira daria a eles. Mas onde e como uma pulseira de plástico com um adesivo 3D pode mudar a força, energia e equilibrio de uma pessoa? Me lembro de um médico que ao ser perguntado sobre os resultados da tal pulseira holográfica, disse apostar a carreira médica dele, de que esta pulseira não traz benefício nenhum. Mas de qualquer forma, as tais pulseirinhas mágicas de plástico são vendidas entre 80 e 120 reais em diversas cores e em embalagens bacanas. Pode até funcionar como acessório da moda ou um amuleto que convense a pessoa de que está mais forte e equilibrada, mas cientificamente não funciona. Veredicto: cuidado! Se seus pais foram enganados com a pulseira Sabona lá na década de 80, você pode ser enganado com a pulseirinha holográfica hoje!

O tempo passa e velhas trapaças são modernizadas e convencem novos trouxas adeptos do mínimo esforço. O tal do belt exercise era um aparelho de ginástica inventado lá pelos anos 1930 e sempre aparece em velhos filmes ou desenhos e mostram uma pessoa patética num aparelho que tem uma cinta de couro que vibra e chacoalha a banha de sua região glútea. Mas como o fato de vibrar a gordura do corpo, fará com que ela desapareça? Eu pelo menos não conheço nenhum processo fisiológico que faça uma matéria desaparecer por meio de vibração. Salvo este detalhe, você pode ligar para a Polishop e encomendar a Plataforma Energym Turbo Charger por ‘apenas’ R$ 3.599,86!!! Que é a versão do século 21 do velho belt exercise.

Aí você me diz: “cada um gasta seu dinheiro da forma que quiser”. Tudo bem, esbanjar dinheiro com futilidades ainda vai, mas se convencer com vellhas idéias falidas é lamentável.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s