Porque pagamos mais

O brasileiro é antes de tudo um forte. Somos históricamente sabotados pelo governo financeira e socialmente. Como se não bastassem os baixos salários e os impostos exorbitantes, ainda temos que enfrentar um problema muito mais profundo.

 

O Ciclo Virtuoso de Ford¹

Henry Ford é mundialmente conhecido por ter popularizado a fabricação de veículos em massa num método de linha de montagem. Mas sua genialidade foi muito além disso. O Ciclo Virtuoso de Ford foi uma sacada que Henry Ford teve ao perceber que pagando altos salários para seus empregados, ele estaria criando condições de vendas de seus produtos, ampliando sua atuação. A lógica é a seguinte:  1) Paga-se altos salários para seus empregados 2) Estes empregados consomem mais 3) Com o aumento do consumo, existe aumento na produção 4) Isto gera lucros que por sua vez garante o pagamento de altos salários fechando o ciclo.

Porque não funciona no Brasil?

Pela lógica do Ciclo Virtuoso de Ford, bastaria pagar altos salários para que o povo brasileiro começasse a consumir tudo o que sempre sonhou e gerasse lucros magníficos para empresas instaladas em nosso país e tudo seria maravilhoso. Mas isto se não tivessemos em nosso caminho um governo incompetente e se nós mesmos fossemos mais evoluidos como consumidores. Em primeiro lugar, os impostos criminosos que pagamos não são os únicos vilões pelo baixo poder de compra do brasileiro. O problema é mais complexo e profundo do que isto.

Voltando ao Ciclo Virtuoso de Ford se este modelo fosse seguido por aqui, o ciclo seria quebrado no consumo, pois com um alto salário o trabalhador passaria a investir em escolas particulares para os filhos, em convênios de saúde mais completos e em segurança particular, ou seja, ao invés consumir bens de consumo passaria e investir este salário em itens que o governo deveria fornecer gratuitamente. O consumidor continuaria pagando duas vezes por infra-estrutura: a primeira através de impostos que deveriam ser revertidos em bem feitorias e paga na segunda vez quando apela para sistemas particulares de ensino, saúde e segurança (entre outros). Deste modo, o lucro das empresas ficaria comprometido com o não retorno do dinheiro.

Gastar, gastar e gastar!

Por outro lado, os altos salários promoveriam um boom de consumo, o que causaria inflação pela incapacidade das indústrias de fabricar produtos que atendessem à demanda. isto porque o brasileiro tem a cultura de investir seu salário em bens de consumo. Não é raro ver pessoas assalariadas com dois ou três celulares na mão, mesmo que sem necessidade de tê-los. Em paises mais desenvolvidos, investir boa parte do salário em ações da bolsa ou em previdência privada é algo comum, o que não implica na equação “ALTOS SALÁRIOS = ALTO CONSUMO”.

Gostamos de pagar gato por lebre

O consumidor brasileiro aceita comprar produtos defasados e com qualidade inferior aos de outros países por preços muito mais altos. E como foi dito, a culpa não é só dos impostos, é também dos fabricantes que imbutem altas taxas de lucro nos preços finais e por último, a culpa é do consumidor que com não sabe direito avaliar o preço do produto que está comprando, ele apenas avalia se o valor das parcelas cabem em seu orçamento, se positivo ele compra! Já consumidores europeus, norte-americanos ou japoneses, por exemplo, só compram um carro popular, se ele valer o preço de um carro popular. Um Honda City jamais seria comprado nos Estados Unidos pelos R$ 55 mil que pagamos por aqui. Isto porque simplesmente aceitamos pagar gato por lebre.

E então ?

Só seremos consumidores respeitados e com poder de compra justo, quando o Brasil for um “estado previdência” que garante infra-estrutura básica de qualidade para sua população; Quando pagarmos impostos mais justos; E quando aprendermos a consumir com consciência… mas aí é mais fácil ir morar na Suíça.

Anúncios

1 comentário

  1. Douglas Hudson Navarro · abril 12, 2016

    Ocorre que TODOS os cidadãos Americanos são OBRIGADOS por lei a manter todo o seu fundo de garantia e Aposentadoria em ações através do (Employee Retirement Income Security Act of 1974).
    Parem de culpar os Brasileiros de seus “Hábitos de consumo errados” de quem não está em “Países mais desenvolvidos”. Eu tive que morar muitos anos por lá para aprender a Amar Mais o Meu País e os meus conterrâneos! Vamos cobrar uma cópia mais fiel do Capitalismo Monetarista Norte Americano, já que toda a Legislação Constituinte é baseada na tal “Magna Carta” e na própria Constituição Norte Americana.
    Pagaremos os impostos felizes depois que tivermos tirado a totalidade da Riqueza Nacional das garras dos Bancos Agiotas Brasileiros e tivermos liberado o mercado de imóveis usados para criar o “Real State” brasileiro. (Aqui precisa de poupança pra isso) pelo fato de que o nosso mercado de Ações não está submetido a uma Legislação similar a ERISA. Existem muitas “Alavancagens Financeiras” que fazem a Economia Americana 20 vezes maior do que a nossa, mas não se enganem, o conceito de Sociedade de Consumo está ultrapassado. Vamos criar algo nôvo: A SOCIEDADE DE POUPANÇA!.. E vamos mostrar ao tio Sam a nossa batucada. VIVA O BRASIL :]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s