Decifrando as Harley-Davidson

A linha Harley-Davidson é composta por várias linhas de motocicletas como as Sportster, as Dyna, Softail, Revolution, Touring, etc. E isso sem contar a sopa de letrinhas que designam alguns modelos como por exemplo, FLHTCUSE que são as siglas da Ultra Classic Electra Glide de 2006. Neste artigo vamos diferenciar os diferentes modelos de motocicletas Harley e decifrar o significado destas siglas.

Decodificando as siglas

As primeiras letras das siglas, se referem ao tipo de motor e podem ser:

K (pequenas bicilindricas “flathead” de 1950)
E, F (grandes bicilindricas com comando simples OHV, a partir de 1936)
U, V (grandes bicilíndricas com duplo comando de 1930 a 1948)
D, G, R, W (pequenas bicilindricas “flathead”)
X (modelos da linha Sportster com comando OHV)
Desde 1984 usa-se F (grandes bicilíndricas), X (Sportsters) e V (V-Rods)

Na segunda parte das siglas, as letras podem aparecer sozinhas ou em duplas e se referem às características de cada modelo:

B (modelos com acabamento negro exemplo: Street Bob, Night Train e Cross Bones)
C (Classic ou Custom)
CW (Custom Wide (2008 Softail Rocker))
D (chassis Dyna ou Softail Deuce)
E (partida eletrica)
F (modelos Fat Boy a partir de 1990, Fat Bob a partir de 2008 ou Foot-shift 1972 e anteriormente)
H (modelos com pára-brisa montados no guidão )
I (injeção de combustivel)
L (modelos tipo Low Rider)
N (Nostalgia como na Softail Deluxe/Nostalgia/Special e Nightster na familia Sportster )
P (Policia)
R (Race, Road King, ou Rubber-mount)
S (Sport, Springer)
ST (familia Softail)
T (modelos com para-brisa montado no quadro)
WG (Wide Glide)
SE (Screamin’ Eagle)
U (modelos Ultra)
X (FLHX Street Glide), sport modelos Dyna, e Street Glide nos modelos Touring)
XT (modelo T-Sport Dyna)

As familias Harley-Davidson

Cada “família” Harley-Davidson tem suas próprias caracteristicas de utilização:

Touring: também conhecidas como “dressers”, inclui as Road King e as Electra Glide oferecidas em várias configurações . As Road King tem um visual “retro cruiser” e são equipadas com um grande pára-brisa simples. As Road Kings são remanescentes das grandes bicilíndricas de 1940 e 1950. As Electra Glides podem ser identificadas por seus grandes pára-brisas que se prolongam até o guidão.

Electra Glide e Road King, a diferença se nota no pára-brisa

Os modelos Touring são distinguidos por seus grandes alforges laterais e suspensão traseira a ar . Todos os modelos Touring usam o mesmo quadro, primeiro utilizado com um motor Shovelhead em 1980, e mantido apenas com pequenas modificações até 2009, quando ele foi largamente modificado. Em 2006 a Harley introduziu uma transmissão de 6 marchas para melhor desempenho em auto-estradas.

Softail: estas grandes motocicletas bicilíndricas concentram fortemente todo o valor e tradição Harley-Davidson. Com a suspensão traseira escondida debaixo da transmissão, elas são visualmente similares às choppers “hardtail”, populares nas décadas de 1960 e 1970. Para manter esta tradição, a Harley oferece modelos Softail com garfos tipo “Springer” e estilo “Heritage” que incorpora design típico dos modelos do começo de sua história.

Spingster e Heritage Classic: duas representantes da familia Softail

Dyna: as motocicletas Dyna possuem grandes motores bicilindricos e estilo tradicional. Elas podem ser distinguidas das Softail pela tradicional suspensão traseira por molas que interligam o quadro ao braço da suspensão, e das Sportster pelos seus motores maiores. Nestes modelos, a transmissão também abriga o reservatório de óleo do motor.

Em 2006, a Harley-Davidson uma linha de cinco modelos Dyna: Super Glide, Super Glide Custom, Street Bob, Low Rider, and Wide Glide.

Em 2008, a Dyna Fat Bob foi introduzida na linha Dyna agregando um estilo mais agressivo. A familia Dyna usa o motor 88 Twin-Cam (1440 cc) de 1999-2006. A partir de 2007 a capacidade foi aumentada para 1573 cc .

Nos modelos Dyna os motores são enormes e os amortecedores traseiros são visíveis. Na imagem uma Super Glide e uma Wide Glide

Sportster: introduzida em 1957, a familia Sportester é a mais antiga na linha Harley-Davidson. Ganharam fama nas corridas de dirt track e são mais leves e esportivas do que as outras Harley-Davidson. Utilizam motores de 883 cc ou Revolution de 1200 cc e mesmo modificadas, mantém visual parecido com o de suas ancestrais. Visualmente as Sportester se distinguem de outras Harley por seu menor entre-eixos, porte mais compacto e posição de pilotagem mais convencional com pernas flexionadas.

Uma 883 e uma XR 1200, parte da familia Sportster

VRSC: esta familia de motocicletas foi lançada em 2001 como esforço da Harley-Davidson em competir com as muscle-bikes japonesas e européias. Como são as únicas Harley da história com refrigeração líquida, as VRSC’s são facilmente reconhecidas pelo radiador na parte frontal e pelo design mais futurista e limpo. Seu motor é exclusivo e foi desenvolvido em parceria com a Porsche.

V-Rod: design futurista e espirito Harley

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s