O Rio de Janeiro, a guerra e a copa

O INICIO DA GUERRA

Bom, se o assunto do momento é a “Guerra no Rio de Janeiro”, vamos falar sobre o assunto também. E porque a tal “guerra” começou?

Bem… tudo começou porque a polícia resolveu “limpar” o Rio de Janeiro expulsando os traficantes das comunidades e implantar as UPP’s (Unidades de Policia Pacificadora) para manter estes territórios seguros e livres das ações dos traficantes. Em represália a isto, os traficantes sairam incendiando veículos por toda a cidade: carros, motos, ônibus, caminhões, etc. Como a situação estava fugindo do controle, o poder público resolveu agir e numa operação sem precedentes e uniu as policias militar, civil e federal além do apoio logístico das forças armadas num esforço único de tomar a favela da Vila Cruzeiro, um ponto importante para os traficantes. E com tanques de assalto e tudo, a policia tomou mesmo o morro e expulsou os traficantes de lá.

O PORQUÊ DA GUERRA

Agora pergunto: porque a instalação destas UPP’s nas favelas? Porque expulsar traficantes?

a) Seria um esforço em acabar ou enfraquecer o tráfico de drogas e o crime na cidade?

b) Uma ação para a segurança e o bem-estar do cidadão de baixa renda que mora e sofre nestas comunidades carentes?

c) Uma “limpeza” na cidade do Rio de Janeiro para preparar o terreno para a realização da Copa de 2014?

Esqueça a alternativa “a”, pois o tráfico é muito rentável e sabemos que existe muita gente grande e influente mamando nas tetas do tráfico de drogas e de armas. Por isso mesmo, os governantes corruptos não tem interesse de enfraquecê-lo de vez e o “cultiva” desde a década de 1970.

Se você chutou na letra “b”, também errou, porque também sabemos que o governo nunca ligou muito para a população carente e não faria um esforço destes simplesmete para livrar o cidadão comum das mãos do crime organizado.

A única alternativa mais plausivel é a “c”, pois se o mundo todo está com as atenções voltadas para o Brasil por conta da Copa (que também movimenta muita grana, chegou a hora do poder público fazer pose de país seguro e varrer a sujeira para baixo do tapete, pelo menos enquanto os jogos da Copa e das Olimpiadas estiverem rolando. Mas infelizmente, creio que depois que os festejos terminarem, tudo voltará ao normal: os traficantes vendendo suas drogas e tocando o terror, os figurões faturando alto, a policia fingindo que combate o crime e a população pagando o pato no meio do fogo cruzado.

Anúncios

2 comentários

  1. genilson · dezembro 1, 2010

    eu sei que essa guerra é só por causa da copa e das olimpíadas do rio porquer quando esses eventos acabar quem vai sofres as consequencias são os moradores da favelas e quem os entregou, vai voltar a
    ser pior do que já é mais de uma coisa tenho certeza eu acredito em Deus e esses projeto de homem que tão no poder e que acoberta tudo isso por causa de dinheiro vão pagar com juros aos olhos de Deus.

  2. Levi's · março 21, 2011

    Desculpe, mas o senhor não provou ter gabarito suficiente para exigir que eu melhore meu vocabulário. E sempre comece uma frase com letra maiúscula, por favor. Passar bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s