Design e identidade

Você sabe distinguir uma Ferrari de um Rolls-Royce? Provavelmente sim, afinal são carros muito diferentes entre si. Mas e se eu te mostrar dois relógios, você consegue dizer qual é da grife Ferrari e qual leva a marca Rolls-Royce? Observe a imagem ao lado e veja que não é tão difícil saber qual é qual. Embora eu tenha apagado as logomarcas, ainda sim fica muito fácil associar cada relógio à sua grife. Isso porque os designers aplicaram a identidade visual das respectivas grifes em cada um dos modelos: Ferrari segue um visual esportivo, agressivo e sofisticado enquanto o modelo inglês apresenta um estilo mais sóbrio, refinado e elegante…como acontece com os carros das marcas. Aliás, quando uma marca adquire uma identidade visual forte e o profissional de design consegue captar esta identidade e transferí-la para o produto, fica fácil para o consumidor reconhecê-la sem muito esforço. E quanto mais forte é esta identidade, maior será o desejo de consumo.

O design de identidade visual nasceu junto com as grandes companhias ferroviárias nos Estados Unidos durante a década de 1930, pois tais corporações não se contentavam em encomendar apenas locomotivas e vagões elegantes, mas também faziam questão de que o projeto  incluísse uniformes, jogos de jantar, mobiliário dos trens e escritórios com as logomarcas e cores padrão da companhia. A partir daí iniciou-se o processo de aplicar ao produto, toda a filosofia, o ‘estilo de vida’ da marca. Pode reparar que o website da Apple é tão clean e elegante quanto os produtos da Apple e isto acontece com todas as grandes marcas. Cada corporação cria um mundo visual baseado em suas idéias, filosofias e história e este mundo é extendido em forma de produtos sejam carros, canetas, relógios, celulares, motocicletas, etc. Não basta tal produto ser bom, prático e atender às suas necessidades, ele deve mostras às pessoas de onde ele vem e qual é o seu status. Por isso a Apple enfeita todos os seus notebooks com uma maçã iluminada e a Mercedes-Benz crava uma estrela na grade de todos os seus modelos. Assim quem consome estes produtos, tem a sensação de não estar levando para casa um simples carro ou um notebook comum, mas sim de estar levando um pouco de toda a história, luxo e tradição da Mercedes-Benz ou o grande barato que é usar um Macbook da Apple. E mostrar isto para as pessoas é legal, e esta é a missão da identidade visual.

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2 comentários

  1. cesantinato · dezembro 21, 2012

    Logomarca?

    • Levi's · dezembro 21, 2012

      Sim LOGOMARCA, que é um signo (ou marca) visual desenvolvido para representar uma empresa, instituição, movimento ou qualquer expressão cultural. Já o LOGOTIPO é um conjunto de tipos (letras, fontes) estilizados com o mesmo propósito da logomarca.

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