Copa vendida

Os jogadores franceses não saberiam da negociata.

Está circulando na internet um texto de um tal Gunther Schweitzer da Central Globo de Jornalismo alegando que a Copa de 1998 foi vendida para a França por 23 milhões de dólares pagos pela Nike e divididos entre os jogadores e comissão técnica da seleção brasileira. O texto diz ainda que os jogadores reserva estavam alheios à situação e que o Ronaldo que a principio se negou a jogar vendido, teria mudado de idéia após ameaça da Nike retirar o patrocinio vitalicio (de 90 milhões de dólaresque tem com o jogador até o fim da sua carreira. O comunicado alega que o Brasil deveria perder para a França com um gol de ouro durante a prorrogação. Mas os jogadores brasileiros teriam ficado tão abalados com a venda do jogo, que perderam no jogo normal. O jogo teria sido vendido por ato politico, já que a França havia tido grandes despesas em sediar a copa e estava com uma alta taxa de desemprego e crise financeira no país por causa da implantação do Euro. Assim, a conquista da copa serviria para elevar o moral do país. Parte do acordo de venda do titulo de 98, rezava que o penta do Brasil seria facilitado na Copa do Japão/Coréia em 2002 (o que de fato aconteceu)Existe ainda a alegação de que a Argentina sairia como grande vitoriosa da África do Sul, pois o Brasil “guardaria” o hexa para a Copa de 2014. O assunto estaria sendo investigado pelo The New York Times, La Gazetta Dello Sporto e Rede Globo.

Não se sabe se a noticia é veridica ou se é apenas uma lenda urbana surgida com a movimentação da copa, mas convenhamos que o Brasil perder a copa de 98 para a França, foi tão descarado quanto o Barrichello frear na chegada para o Schumacher vencer. Mas não é impossível de ser verdade, já que vez ou outra aparecem noticias de manipulação de resultado (Lazio, Fiorentina e Juventus no campeonato italiano de 2006), times da UEFA em 2009, o caso do árbitro Edilson Pereira de Carvalho no Brasil e muitos outros que não chega à imprensa. E existe uma grande verdade atrás disso tudo: onde tem uma grande circulação de dinheiro, tem uma grande circulação de falcatruas. Afinal, um time que paga até 100 milhões de euros por um único jogador iria disputar um campeonato e depender da sorte? Para fazer investimentos assim, o time deve ter algum respaldo por trás.

E se a seleção brasileira ficasse livre para jogar e ganhar tudo o que tivesse direito? Provavelmente seria hexa, epta, octa, decacampeã…mas e os investimentos das outras seleções? Isso tornaria as copas desinteressantes tanto para o público quanto para as outras seleções.

Portanto, você que é fanático e ‘morre’ pelo Corinthians, São Paulo, Palmeiras, etc. procure repensar seus conceitos de dedicação para o “time do coração”, pois enquanto você perde tempo discutindo o rumo do campeonato ou a qualidade dos jogadores com seus amigos, saiba que os chefões destes mesmos times podem estar sentados em alguma sala fumando charutos e decidindo de quem será a vez de levar o caneco.

————————————————————————————————————————————-

fontes:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1998

http://esporte.ig.com.br/futebol/2010/05/21/suica+pune+9+jogadores+por+manipulacao+de+resultados+9491792.html

http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/06/28/fia-pode-punir-ferrari-por-acusacao-de-manipulacao-diz-jornal-britanico.jhtm

Anúncios

4 comentários

  1. Júlio César Domingues · julho 7, 2010

    Levy, gosto do seu trabalho, mas agora acho que você falou uma bobagem.
    Somente algumas perguntas sobre isso:
    * porque a NIKE iria pagar para um time seu perder para um time patrocinado pela sua rival ADIDAS ?
    * achar que a seleção de 1998 era fantástica é para quem não viu a copa friamente. Ela apresentou um futebol superior aos demais naquela copa ?
    * a afirmação de que se o Brasil jogasse bem todas as vezes seríamos várias vezes campeões reflete uma visão extremamente ufanista, que afirma que nós somos sempre os melhores. E como vimos esse ano, nossa seleção não apresentou futebol suficiente para chegar a final. Simplesmente isso. Você realmente acredita que nossa seleção é tão superior as demais ?
    Levi, não leve isso para o lado pessoal. Gosto de suas afirmações, e o acompanho no MO. Sempre respeitei suas posições.
    Realmente acredito que existam manipulações no esporte, que já foram comprovadas inúmeras vezes. Mas no caso específico da copa de 98, bem como a copa de 2010 (como andam dizendo), não acredito nesta manipulação. Isso é discurso de mau perdedor.

    • Levi's · julho 7, 2010

      Olá Júlio César, obrigado por visitar meu blog.

      Quero começar dizendo que não levo para o lado pessoal e que estamos aqui para formar e discutir idéias. Se houve alguma bobagem escrita neste artigo, não foi dita por mim, mas pelo tal do Gunther Schweitzer, suposto jornalista da Central Globo de Jornalismo. E fiz questão de frizar que as tais afirmações de venda da Copa de 98, poderia ser até mesmo uma “lenda urbana” veiculada na internet. E todos os exemplos de manipulações de resultados em eventos esportivos, foram baseados em artigos veiculados pela imprensa mundial.

      E respondendo à sua pergunta de que se o Brasil tinha superioridade… digo que tiveram capacidade de chegarem à final, e que a França não tinha bala para ganhar do Brasil por 3 x 0 no tempo regulamentar de jogo.

      E termino dizendo que existe muito mais coisas entre os céus e a terra de um mundo (Copa FIFA) que move bilhões de dólares. Não duvide de todas as possibilidades, seja Nike vendendo jogo para Adidas, seja meros 23 milhões de dólares pagos, ou o que for. Infelizmente este mundo de fantasia que eles montam a cada 4 anos, depende de (muito) dinheiro e interesses diversos. Na sua opinião, meu artigo pode ser um “discurso de mau perdedor”, o que me dá a impressão de que suas palavras, por outro lado, são um clamor de alguém que não quer aceitar que seu mundo de ilusão (Copa FIFA) pode não passar de uma rentável mentira.

      • mandrake · julho 8, 2010

        concordo com o levi infelizmente os bobos dos brasileiros ou melhor o povo de uma forma geral são enganados olhe agora desde o inicio da copa falaram que a espanhã era a favorita no entanto perdeu o primeiro jogo depois mostrou um futebol mediocre e agora ganha da alemanha só porque um polvo previu. bem que a estátua da liberdade representa os iluminados e povo ignorante em volta.

  2. Jameli · abril 23, 2012

    E isso ai Levi’s e mandrake vocês estão certos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s