As bolas das Copas do Mundo

bolas das copas

2. México (1970) : a Adidas começou a fornecer bolas oficiais para a Copa do Mundo FIFA, a partir de 1970 durante a Copa do México. A primeira bola utilizava o conceito Buckminster¹, composta de 32 hexágonos pretos e brancos. A Telstar era bastante visivel nas TVs em preto e branco (a Copa do Mundo FIFA de 1970, foi a primeira transmissão ao vivo da televisão).

3. Alemanha (1974): a Telstar foi utilisada novamente no Mundial da Alemanha. Com uma versão “Chile Durlast”, decorada apenas com hexagonos brancos.

4. Argentina (1978) : para a Copa da Argentina, a Adidas apresentou a Tango Durlast com um design que represantava elegancia e dinamismo.

5. Espanha (1982) : a Adidas introduziu um nova bola com borracha embutida sobre as junções para evitar infiltração de água. A primeira bola com caracteristica impermeavel. Depois de um curto espaço de tempo, a proteção das junções começava a se soltar e a bola tinha que ser substituida durante o jogo. A última bola de couro legítimo da Copa do Mundo.

6. México (1986) : na segunda Copa do México, a Adidas apresentou a primeira bola de poliuretano resistente a chuva. A primeira bola sintética, com bom desempenho em condições severas e superfícies molhadas.

7. Itália (1990) : a Etrvsco Unico, foi a primeira bola com uma camada interna de espuma de poliuretano

8. E.U.A. (1994) : a Questra foi desenvolvida com uma camada de espuma de polistireno . Isto não apenas tornou a Questra mais impermeável mas também deu à bola maior aceleração nos chutes. A nova bola proporcionava um toque mais suave, melhorando o controle e imprimindo maior velociadade durante o jogo.

9. França (1998) : A Copa do Mundo FIFA França, foi disputada com uma bola com as cores da França (vermelho – branca – azul) tricolor. Uma versão do velho exemplar tradicional preto e branco. A primeira bola oficial da Copa do Mundo pintada. A Tricolore usou a tecnologia underglass de impressão com um fina camada de espuma sintética.

10. Japão/Coréia (2002) : para a Copa do Mundo Koréia-Japão, a Adidas criou uma nova bola composta por espessas camadas internas para incrementar a precisão da bola durante o vôo.

11. Alemanha (2006) : construida com 14 painéis e com tecnologia de solda térmica desenvolvida em 2004, a Teamgeist (Espírito do Time), pesa entre 420 e 445 g.  Projetada para ter o mesmo desempenho no seco e no molhado.

12. África do Sul (2010): a Jabulani é construida com apenas 8 painéis (6 a menos que a Teamgeist) soldados termicamente em sua superficie. Eles são moldados esfericamente em acetato vinil-etileno (EVA) e poliuretano termoplastico (TPU). A superficie é texturizada com  ranhuras (Adidas GripnGroove), para proprocionar maior aerodinamica à bola. O desing foi desenvolvido academicamente com a Loughboroug University do Reino Unido.  A Jabulani será decorada em várias cores representando as etnias africanas.

13. Brasil (2014): a edição brasileira da Copa do Mundo, a Adidas desenvolveu a Cafusa Match Ball. Confeccionada em PU, a bola traz mais maciez aos passes e chutes, além de possuir grande precisão e ser resistente aos impactos. Modelo produzido especialmente para os gramados naturais e aprovado pela Fifa em testes como de peso, absorção de água, preservação de forma e tamanho. Pesa entre 410 – 450 g e tem 68 cm de circunferência. É a primeira bola a utilizar a tecnologia de chip embarcado para análise de lances duvidoso em Copas do Mundo.

———————————————————————————————————-

Fontes:

http://www.soccerballworld.com/HistoryWCBalls.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA

http://en.wikipedia.org/wiki/Adidas_Jabulani

http://en.wikipedia.org/wiki/Adidas_Teamgeist

Anúncios

8 comentários

  1. YOUR EMAIL SECURITY · junho 22, 2010

    nice thread, thanks

  2. Kauana · junho 25, 2010

    As bolas da copas são uma mais feia que outra,a mais bonita é a de agora,pq é mais criativa,a primeira bola então é a mais feia de todas…

    • Levi's · junho 26, 2010

      Olá, Kauana, obrigado pela visita e pelo coment. Gosto não se discute, cada um tem sua opinião, mas vale lembrar que a bola de hoje é mais bonita e criativa, graças à tecnologia empregada. Enquanto as primeiras bolas utilizadas tinham seu design limitao às tecnicas de confecção da época.

      Grande abraço.

    • Pedro · setembro 12, 2012

      é verdade mais as bolas de hj estou jicando mais legais e bonitas e sempre vai ser assim

  3. junior · novembro 1, 2010

    nada de bom

  4. marcos vinicius · agosto 24, 2012

    a jabulani e as outras sao muito bunitas so nao entendo a primeira e feia e nao sei como os caras conseguia jogar co aquela bola eu nem acho bola

    • Pedro · setembro 12, 2012

      kkkkkkkkkkkkkkk com aquele tijolo

  5. Arthur · novembro 18, 2012

    eu acho mais bonita a numero 10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s