Motocicletas: Bobber

Estilo Bobber

Uma BMW em estilo bobber

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos começavam a voltar para casa. E (lógico) entre estes soldados haviam muitos aficcionados por motocicletas. E eles voltaram com uma idéia na cabeça: queriam pilotar motos tão leves, esportivas e ágeis como as utilizadas pelos exércitos europeus durante a guerra (leia-se BSA, Triumph, Ural, Jawa, etc…).

A primeira providência a tomar, era “atacar” as pesadas Harley-Davidson e Indians Chiefs e despi-las de todas as peças “desnecessárias” e torná-las motos tão leves e ágeis quanto as européias. Assim, os primeiros a dançarem foram os pára-lamas (você nunca irá encontrar um pára-lamas dianteiro numa autêntica bobber), assim como os bancos largos que dão lugar a selins, estribos desaparecem…os tanques reluzentes e cromados vistosos deram lugar a peças polidas e tanques com pintura fosca. Assim nascia o estilo “bobber” que é simbolo de rebeldia e personalidade própria até hoje.

Bobber x Chopper

Não confunda bobber com chopper, afinal a principal diferença é que apesar de ambas serem motos personalizadas, as bobbers mantém o quadro e garfo com características de fábrica. Anos depois, mais precisamente na década de 60, alguns motoqueiros começaram a radicalizar e alongar garfos, e modificar quadros e assim nasciam as famosas choppers.
Em termos de acabamento, as bobbers mais autênticas mantém um visual mais bandido e despojado, evidenciando até um ar de “desgaste”, enquanto as choppers apresentam um visual mais vistoso, minimalista, com cromados e visual impecável

——————————————-

Fonte de pesquisa: http://en.wikipedia.org/wiki/Bobber_%28motorcycle%29
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s