O marketing do alcoolismo

bebado

Beber tem graça até certo ponto

Após décadas, a Europa proibiu a veiculação de propaganda de cigarros e similares na mídia, seja impressa ou televisionada. O lucrativo mercado do tabagismo e as agências de propaganda levaram um golpe entanto. Mas nem por isso o consumo de cigarros diminuiu, pelo contrário, até aumentou. De qualquer forma, foi uma atitude politicamente correta por parte dos europeus que influenciaram outros paises como o Brasil a proibir também o incentivo marqueteiro ao fumo.

Agora, poruqe também não proibem as irritantes propagandas de cervejas e bebidas alcóolicas também? Pois entendo que o álcool é muito mais prejudicial do que o fumo, já que além de detonar a saúde de quem bebe, também causa acidentes de trânsito e aumenta a violência doméstica e social de uma forma geral. Você se senta diante da tv num final de semana e ela está lá: a propaganda de cerveja! Onde todos são jovens, felizes de bem com a vida, bebendo a bendita cerveja na praia ou na balada. E no final ainda aconselha “se for beber, não dirija”. Ou seja, mude sua intenção de usar o carro ou a moto, mas não deixe de beber. E é claro que a maioria não vai deixar de dirigir porque bebeu, pois o bêbado nunca tem consciência do que faz.

Não estou criticando as pessoas que bebem com moderação, já que vinho, cerveja, whisky, etc. são bebidas milenares e fazem parte da cultura humana. Mas a falta de atitude do governo em censurar estas propagandas que incentivam as pessoas a consumirem bebida, principalmente os jovens que são alvo deste tipo de marketing por serem mais influenciáveis. Se proibiram a propaganda de cigarros, que proibam também a propaganda de bebidas, já que neste país as leis e punições para quem provoca mortes e acidentes por embriaguez praticamente não existem.

Para a molecada frustrada que “chapa o coco” com “breja” e a “caipirosca”  podem até ser uma forma eficaz de esquecer os problemas e contar vantagem para os amigos. Mas para as mulheres que apanham dos maridos bêbados, os parentes e amigos de vitimas de acidentes por alcoolismo, isto não tem graça nenhuma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s