Regina Casé e a hipocrisia

Que a televisão aberta produz toneladas de programas inúteis e irritantes, disto todo mundo já sabe. Se não fosse assim, a TV a cabo não seria tão cara. Mas dentre todos os programas horríveis, tem um que eu acho o mais irritante. é aquele quadro que a infeliz da Regina Casé apresenta durante o Fantástico: “Central da Periferia”. Lá ela tenta mostrar que o morador da favela ou de bairros pobres da periferia, são alguma espécide de índio nativo e que deve fazer parte do patrimônio cultural e antropológico do país. É como se o programa tentasse “proteger” a cultura periférica da extinção, assim como fazem com os índios. Se morar na favela é assim tão cool, tão natural, tão aceitável, porque ela e os idealizadores do programa não vão morar na Favela da Rocinha ou no Morro do Boréu? Não iriam porque são hipócritas.

É Regina Casé, no dos outros é refresco, né?

É Regina Casé, no dos outros é refresco, né?

Mesmo para quem não mora numa favela, ou num bairro carente, é fácil deduzir que estes lugares são violentos e carentes de nescessidades básicas como esgoto, segurança, moradia, saúde, etc… Bom seria, se a dona Regina Casé e sua equipe apresentassem mostrando exemplos de países que conseguiram erradicar a “periferia” e levar as pessoas para moradias dignas. E não apenas ficar “festejando” a pobreza dos outros. Graças a Deus não moro nem nunca morei numa favela, mas tenho conciência de que não deve ser nada bom. E não acredito nem um pouco neste discurso de algumas pessoas que sentem orgulho de morar num bairro desfavorecido. Na verdade são conformadas com a situação em que vivem. Todos sabem que na verdade, estas pessoas “orgulhosas da periferia”, gostariam de viver como aquelas pessoas lindas, ricas e felizes que a mesma Globo mostra em suas novelas.

Anúncios

2 comentários

  1. edila guimaraes · junho 8, 2009

    Quero dividir com você a insatisfação de ver as apresentações da Regina Casé no Fantástico. Ontem me senti uma idiota assistindo a exibição do “Vem com Tudo”, sobre cabelos. Foi simplesmente ridículo.
    Não me acrescentou nada. Ela poderia ter ficado fora do ar por mais algum tempo. Não acha?

    • Levi's · janeiro 26, 2010

      Regina Casé deveria ficar permanentemente fora do ar. Ou pelo menos até ter um projeto realmente digno de ser mostrado na TV. Apresentar programas ou documentários que ajudassem às pessoas necessitadas que ela usa para preencher o tempo que a Globo dá a ela no Fantástico. A impressão que se tem é de que a periferia virou um tipo de Simba-Safari para os ricos, então a Globo vai lá, pega uma Casé da vida e põe para mostrar pela TV: o mundo como ele é…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s