Levi’s Investiga: desvalorização dos preços de motos

SOBRE MITOS O marketing e a crendice popular criam mitos em nossas mentes e nós apenas acreditamos neles. Comece considerando os 5 mitos abaixo:

1) Motocicletas da Honda desvalorizam menos do que as de outras marcas

2) Os modelos mais acessíveis e populares tendem a desvalorizar menos por serem mais vendidos

3) Quanto mais exclusiva a marca, maior a desvalorização de seus modelos

4) A Titan tem a menor desvalorização entre os modelos Honda

5) Marcas pequenas ou chinesas desvalorizam muito mais que as marcas tradicionais

QUEBRANDO MITOS Analise mais de perto e quebre mitos!!!

1) Na verdade (segundo minha pesquisa), pelo menos entre as três marcas mais populares, a Yamaha é a que menos desvaloriza (média de 9,55%), seguida pela Suzuki (média de -11,88%) e a Honda ficou apenas em terceiro (-12,58% em média). A Honda mais bem posicionada no raking é a Fan 125 e mesmo assim apenas em 14º. Portanto o mito de que Honda desvaloriza menos é falso.

2) Ao contrário dos carros, as motos mais baratas e que vendem em grande volume desvalorizam mais após um ano de uso. Na Honda por exemplo, a Titan 150 ESD desvaloriza mais que Falcon e Hornet 600, por exemplo. Enquanto que a Yes 125 é a Suzuki com maior desvalorização (-16,29%)  mais que o dobro de uma Bandit N-1200 (-9,83%). E na Yamaha, o mesmo fenômeno: a Dragstar 650 (-7,07%) desvaloriza menos que uma YBR 125 ED (-12,91%). Talvez isso aconteça pelo fato de as motos mais baratas sofrerem mais nas mão de seus donos que nem sempre têm condições de zelar por sua manutenção.

3) Também é mentira que se você comprar uma Harley-Davidson ou uma BMW vai  acabar com um mico na mão. Na verdade estas marcas desvalorizam menos que as populares. A Harley é a campeã (desvaloriza em média apenas 8,5%) e a marca alemã (10,11%). Motos destas marcas são caras por serem fabricadas com alta qualidade, e por isso duram mais e por durarem mais são revendidas com menor desvalorização de preço.

4) A Titan realmente tem a menor desvalorização entre as Honda, desde que seja a Fan 125 (-9,69%), pois a 150 ESD perde para Twister, Falcon, Hornet 600 e até para a CB 1300.

5) O único mito que se confirma é o das marcas chinesas, pois o fenômeno Dafra desvaloriza em média 19,08% !!!! Um modelo Speed 150, por exemplo chega a desvalorizar  23,53% após um ano.

O RANKING Veja o ranking completo abaixo e tire suas conclusões:

Desvalorização de cada modelo, com base em dados coletados no www.Fipe.com.br

Desvalorização de cada modelo, com base em dados coletados no http://www.Fipe.com.br

METODOLOGIA Pela metodologia, pesquisei o preço de cada modelo 0km e comparei com o preço do modelo 2008 no site da Fipe, sendo que as três marcas mais populares (Honda, Yamaha e Suzuki) tiveram 10 modelos pesquisados de cada uma. Enquanto marcas premium como BMW e Harley-Davidson apenas 5 modelos cada uma. E quanto à Dafra apenas 4 por não dispor de mais modelos. Foram pesquisadas portanto 44 modelos das 6 marcas acima.

Anúncios

6 comentários

  1. Macacoloco · dezembro 14, 2008

    Muito bom esse ranking, e melhor ainda a desmistificação, é muito bom saber o que acontece de verdade entre as grandes montadoras. Valeu.

  2. int · janeiro 8, 2009

    Acho que faltou na pesquisa quais anos são os modelos pesquisados. Tb jamais pesquisaria isto me baseando em tabela FIPE, e sim iria em lojas, fazendo até uma pesquisa com separações regionais (estados, capitais e interior). Na prática, nas lojas já ví milhares de veículos sendo vendidos por valores muito diferentes ao da tabela FIPE (tanto acima quanto abaixo dela), contra apenas dúzias que acabam sendo comercializados neste valor. Inclusive já ví veículo 0km sendo vendido mais barato em promoção do que a tabela fipe de um veículo igual 1 ano mais velho. Outra informação que a FIPE é incapaz de passar é quanto tempo fica um veículo parado até ser vendido. Duvido muito que uma H-D Fat Boy seja vendida em apenas uma semana como chega a ocorrer com motos 125. Também acho que deveria ter colocado tabelas com a desvalorização depois de 2, 3 ou mais anos. A mudança do modelo por exemplo gera grande variação no valor. E por último, com certeza um veículo de baixa km sai mais caro do que um de alta km. Exemplo é a venda de veículos de locadoras e táxis contra particulares, sei bem disto pois meu palio (comprado de locadora) paguei 35% abaixo da tabela fipe, e cerca de 20% abaixo do que outras lojam pediam num palio do mesmo ano e modelo (e ainda ganhei rodas esportivas quando os das lojas eram rodas de ferro e calotas).

    Exemplos de falhas da tabela FIPE:
    Moto green easy:
    FIPE (okm) = 3001,00
    Na loja (okm) = 2990,00

    Suzuki Intruder 125 (essa sei bem pois acho que vou comprar uma):
    FIPE 0km = 5080,00
    FIPE 2009 (usada) = 4627,00
    Na loja 0km = 4590,00

    FIPE 2008: 4355,00
    Me ofereceram uma por: 3800,00 com apenas 5200 kms rodados. Aí também entra outra coisa do mercado: o IPVA e Licenciamento 2009 será por minha conta, não sei se o preço da tabela fipe inclui isto ou não… as lojas as vezes dão de graça uma parcela do IPVA ou até o IPVA todo, mas o licenciamento é que está caro.

    Só estou tentando ajudar!

  3. nosbor · janeiro 4, 2010

    Não foi citado nada de tabela fipe no artigo, tem gente criticando à toa!

  4. Pablo · dezembro 3, 2011

    Nosbor claro que cita!!

    aprende a ler!!! METODOLOGIA Pela metodologia, pesquisei o preço de cada modelo 0km e comparei com o preço do modelo 2008 no site da Fipe, sendo que as três marcas mais populares (Honda, Yamaha e Suzuki) tiveram 10 modelos pesquisados de cada uma. Enquanto marcas premium como BMW e Harley-Davidson apenas 5 modelos cada uma. E quanto à Dafra apenas 4 por não dispor de mais modelos. Foram pesquisadas portanto 44 modelos das 6 marcas acima.

  5. João Rafael Alves · dezembro 30, 2011

    ola Pablo td bem? Percebi que vc realmente entende de motos e seus preços. Você poderia me ajudar?
    Pretendo comprar uma moto para andar dentro da minha cidade. Simples, econômica e com um preço mais acessível… o que vc me recomendaria?

  6. ubiraney soares mendes · abril 18, 2014

    Gente.Harley Davidson é um negocio a parte..Facilmente vc pode encontrar uma harley com anos de uso e ser mais cara de que uma zerada.Tudo isto depende dos equipamentos instalados nela.
    Háaa,quem quiser ver uma linda fat boy amarela,entre em meu face usando meu nome.
    Saudaçoes aos irmãos motociclistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s