Porque a gasolina é cara

Em 1994, o Plano Real mandou a mega-inflação brasileira para o espaço, e de lá para cá a classe média cresceu, e algumas camadas da população passaram a ter acesso a bens de consumo inimagináveis dez anos antes. Hoje, quem não tem um celular é visto como um extraterrestre e praticamente qualquer assalariado pode levar um carro com dez anos de uso e um carnê com 60 parcelas para pagar.

gasolina mais barata, mais carros entupindo as ruas

A matemática é simples: gasolina mais barata, mais carros entupindo as ruas

Mas o que isto tem a ver com o fato de a gasolina no Brasil ser cara? Bem, imagine o que aconteceria a uma cidade como São Paulo, se o preço da gasolina (hoje girando em torno dos R$2,40) passasse a custar os R$0,09 cobrados pela gasolina na Venezuela, por exemplo? Pensou? Isso mesmo, você e milhões de outros cidadãos que compraram carros graças ao amadurecimento do mercado brasileiro, não iriam pensar duas vezes antes de colocar o carro nas ruas. O trânsito se tornaria ainda mais caótico e a poluição iria para as nuvens, literalmente.

Por isso é importante que o governo mantenha o preço dos combustíveis num patamar “alto”, para controlar um pouco o uso dos carros, e também ganhar rios de dinheiro, como não poderia deixar de ser. =

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s