Adidas vs Puma

Adidas vs Puma

Adidas vs Puma

A história do tênis se confunde com a história dos irmãos Adolf e Rudolf Dassler, que moravam na pequena cidade de Herzogenaurach, na Alemanha. Os dois tinham personalidades totalmente opostas e se odiavam. Mas mesmo assim fundaram a Gebrüder Dassler Schuhfabrik (fábrica de sapatos dos irmãos Dassler, em alemão) em sociedade. Adi (diminutivo de Adolf) que era exímio artesão criou um tênis mais leve e anatômico do que os modelos já existentes. E com o tino comercial de Rudi (diminutivo de Rudolf) para tocar o negócio, a dupla ficou muito rica em pouco tempo.

A relação entre os dois teria acabado quando Adi teria entregado o irmão (que era nazista convicto) aos Aliados durante o fim da Segunda Guerra. Mas há quem diga que seria por causa de um insulto de Adi contra a esposa de Rudi. Mas nenhuma das duas versões são confirmadas.

Sabe-se que em 1948, Adolf Dassler dissolve a parceria familiar e renomeou a Gebrüder Dassler Schuhfabrik para Adidas (junção de “Adi” + “Dassler”).

Rudolf não ficou atrás e criou uma fábrica rival, a “Ruda”, mais tarde rebatizada de “Puma”. A criação das duas marcas dividiu a cidade de Herzogenaurach. Em uma das margens ficava a fábrica da Adidas. Na outra a da Puma. O ASV Herzogenaurach, um dos times de futebol da cidade, passou a ser patrocinado pela Adidas, enquanto o 1 FC Herzogenaurach, pela Puma. Quem estivesse com roupas Adidas, não entrava em bares freqüentados pelos fãs da Puma e vice-versa.

A competição entre Adi e Rudi era tão grande que nos anos 70 eles não perceberam a aproximação de sua verdadeira inimiga: a americana Nike, que superou as duas marcas alemãs.

Anúncios

1 comentário

  1. josé · setembro 28, 2010

    na história da adidas há dois reparos a serem feitos, a primeira marca foi adida, sem o s, em segundo lugar vcs esqueceram de dizer que foi o filho do sr. adolf, o sr.horst dassler, quem fez da pequena empresa alemã uma multinacional, através de seu excelente trabalho de marketing.

    e ainda, a nike só conseguiu superar a adidas após o falecimento do sr, adolf, que deixou mais de 500 patentes registradas sobre calçado esportivo, devido a briga familiar entre seus filhos, os quais colocaram como presidente um genro, ao invés do sr. horst que é quem deveria tocar o negócio.

    chateado com a ingratidão das irmãs comprou a firma le coq sportif, ainda que de forma anônima e começou a concorrer com a adidas, com produtos mais requintados e com forte marketing contratando platini, maradona, etc., e também criou a mara arena, produtos de nataçao, que ainda hoje concorre com a speedo.

    pena que tenha morrido jovem, de câncer, aos 51 anos de idade.

    portanto, as três pessoas mais importantes na história da adidas foram; o sr. adolf, sua esposa, que comandou a parte comercial, quando da dissoluçao da sociedade com seu irmão, e o sr. horst.

    cordialmente,

    josé

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s