Evolução dos motores Harley-Davidson

FLATHEAD (1903-1948) a característica dos motores flathead são as válvulas montadas nas laterais dos cilindros. No caso da Harley-Davidson, o flathead de um cilindro foi  utilizado entre 1903 e 1934. Enquanto o flathead de dois cilindros em V estrearam em 1914 e seguiram até 1948 quando foram substituidos pelo moderno Panhead com cabeçote de alumínio.

KNUCKLEHEAD  (1936-1948) O “Knucklehead” foi um motor Harley-Davidson, apelidado desta forma por causa do formato distinto de suas varetas atuadoras. O motor é um dois cilindros a 45º, duas válvulas por cilindro  acionadas por varetas e comando no bloco do motor. Foi a terceira geração de motores bicilindricos em V usados pela Harley-Davidson, substituindo o motor Flathead  de 1936 nas HD’s top de linha. O motor foi fabricado até 1947 e substituído pelo Panhead em 1948. motor Knucklehead foi originalmente referido como OHVs pelos entusiastas da época; o apelido Knucklehead surgiu na cultura chopper dos anos 1960 na Califórnia. O design dos motores Harley-Davidson evoluiu ao longo dos anos, mas a forma distinta das tampas do comando de válvulas permite aos entusiastas da Harley-Davidson reconhecer o tipo de motor apenas olhando o desenho do cabeçote de válvulas. Um motor knucklehead possuem varetas circulares semelhantes aos nós dos dedos o que talvez explique o apelido de knucklehead (cabeçote – nós dos dedos).

PANHEAD (1948-1965) O Panhead (cabeça-de-panela) ganhou este nome pelo formato peculiar de seus cabeçotes semelhante a panelas de ponta cabeça. O motor era um V-2, duas válvulas por cilindro acionadas por varetas. O motor substituiu o Knucklehead em 1948 e foi utilizado até 1965 quando foi substituído pelo Shovelhead. A chopper “Capitão América” usada Peter Fonda no filme Easy Rider (1969) tinha um motor panhead, assim como a moto pilotada pelo personagem de Dennis Hopper caracter. No momento, diversos fabricantes de terceira linha produzem motores no estilo dos motores panhead numa variedade de cilindrada muito maior do que a original. Vários fabricantes incluem significantes atualizações ao projeto original e drasticamente aumentam o desempenho e confiabilidade, mas mantendo o estilo original do motor.

SHOVELHEAD (1966-1985) Saem os “cabeças-de-panela”, entram os “cabeças-de-pá”. Os motores shovelhead ganharam este apelido pelo formato de seus cabeçotes que tinham formato semelhante às pás de carvão. Inicialmente tinha 1200 cc (73 polegadas cúbicas) e a partir de 1978 foi aumentado para 1340 cc (82 polegadas cúbicas). O shovelhead foi um aperfeiçoamento do panhead descontinuado em 1965, mas com um visual diferente. Mas este novo visual fazia com que os motores shovel gerassem 10% a mais de potência do que os Panhead com a mesma cilindrada.

EVOLUTION (1984 – atual ) Também conhecido como Blockhead , o Evolution estreou  em 1984 com 1.340 cc (82 polegadas cúbicas) aposentando o Shovelhead mas foi fabricado também nas versões 1.100 cc (67 polegadas cúbicas), 883 cc (53,9 polegadas cúbicas) e 1.200 cc (73 polegadas cúbicas) para a linha Sportster. O Evolution ao contrário de seus predecessores pode ser utilizado sob as mais severas situações e rodar por centenas de quilômetros com confiabilidade. Seu diferencial é o uso de alumínio na confecção de seus cabeçotes e cilindros, o que contribui com a dissipação do calor e menor peso do conjunto. Recebeu melhorias ao longo do tempo para garantir ainda mais confiabilidade e menores emissões de poluentes.

TWIN- CAM (1999 – atual) este foi o primeiro motor com duplo comando de válvulas (DOHC) desenvolvido e utilizado nas Harley-Davidson. Foi desenvolvido como sucessor do Evolution em 1999 na versão 88  (1.450 cc) e em 2007 na versão 96 (1.586 cc).  Por conta de problemas de vibração quando utilizados nos chassis da família Softail, no ano 2000 foram lançadas as versões 88B e 96B com sistema de contra-balanceadores que amenizavam o problema de vibração excessiva.

 

 

———————————————————————————————————

Tópicos relacionados:

Decifrando as Harley-Davidson

Mega Fábricas – Harley-Davidson – National Geographic 


About these ads

3 Responses to Evolução dos motores Harley-Davidson

  1. Bom dia, se não me engano, o motor evolution ainda é usado na familia sportster, ao contrario da informação passada acima que foi usado até 1999.

    • Levi's disse:

      Boa noite, Adalberto.

      Primeiramente muito obrigado pela valiosa observação. Você está certo, o motor Evolution equipa a família Sportster até hoje, inclusive a novíssima XR 1200X !

  2. Pingback: Mega Fábricas – Harley Davidson – National Geographic « Bistury Wordpress

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 163 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: